O Núcleo de Ópera da Universidade Estadual de Montes Claros apresenta nesta terça-feira (22/10), às 18h30, no auditório do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Montes Claros, o espetáculo “Miscinega´som: Tons e Sons do Brasil”. O evento integra a XXII Semana do Conhecimento e Cultura da UFMG.

Coordenado pela professora Maristela Cardoso, o Núcleo de Ópera da Unimontes é vinculado ao departamento de Artes, como parte de um projeto de extensão implantado em 2011 junto à Pró-Reitoria de Extensão. Seu principal objetivo é o de incentivar professores, acadêmicos e egressos da instituição, além de cantores líricos, coristas, instrumentalistas e cenógrafos, a utilizarem suas capacidades artísticas na área da música.

O espetáculo “Miscigena´som: tons e sons do Brasil” resgata alguns momentos da Música Popular Brasileira, com canções, paisagens sonoras, instrumento de percussão alternativos, teclado, sons corporais e recursos naturais, interagindo com outros gêneros musicais agregado ao canto lírico.

Conforme a professora Maristela Cardoso, a montagem apresentou “um resultado excelente: há uma proximidade com nosso cotidiano, além de características inovadoras de bom grado”, concluiu.

No elenco, os sopranos Maria Amélia Feitosa e Maristela Cardoso; Ricarlene Agnes, Rosane Souto, Christiane Franco e Vera Tatiana meio-sopranos; Eduardo Lino e Aloizio Cruz, tenores; Roberto Mont´Sá e Nelson Neto, barítonos. O acompanhamento musical será feito por Carmerindo Miranda (teclado).