O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Intervenção em Serviço Social (NEPISS), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, participa, nessa terça-feria (9/6), das 8 às 16 horas, da Formação Continuada para Conselheiros Tutelares – Virtual, em parceria com a AMAMS – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Ministério Público e Fórum Mineiro de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares.

A capacitação, destinada à formação continuada dos conselheiros tutelares dos 89 municípios do Norte de Minas, será na modalidade virtual, considerando o contexto da atual pandemia.

Desde 2017, a Unimontes, por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Serviço Social – NEPISS, coordenado por professoras do curso de Serviço Social, participa dessa  proposta de formação continuada de Conselheiros Tutelares, firmada a partir de um Termo de Convênio institucional, entre a universidade, a Coordenadoria Regional das Promotorias da Infância e Juventude do Norte de Minas, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e o Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares.  

Desde então, vários cursos para qualificação do trabalho foram realizados para qualificação do trabalho desses profissionais indispensáveis para a constituição do Sistema de Garantia de direitos para todas as crianças e adolescentes.

Em 2020, com a pandemia pelo COVID-19, a formação presencial será substituída pela capacitação virtual, inaugurando um leque de atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano. O primeiro encontro, viabilizado pelo Google Meet, contará com a participação de Promotores Regionais, de analistas do MPMG, de professoras do Curso de Serviço Social da UNIMONTES e Conselheiros Tutelares.

A atividade foi definida após uma pesquisa feita junto aos conselheiros tutelares, com o intuito de identificar os principais desafios e demandas. “Pautados pelo compromisso com a garantia dos direitos e preocupados com as possíveis subnotificações das situações que violam  direitos do segmento infanto juvenil. Os representantes dos órgãos envolvidos desenvolveram uma pesquisa, a partir do Google Drive, para identificar as dificuldades enfrentadas por esses conselheiros no exercício cotidiano. Com base nessa pesquisa, foi identificada a necessidade de continuação dos trabalhos de formação, a princípio na modalidade virtual, em decorrência da pandemia, com os temas sugeridos por eles”, destacou a professora Geusiani Pereira Silva, coordenadora do NEPISS.

Relacionadas

III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária
IPC Moc aponta aumento do custo de vida em outubro e novembro
Unimontes realiza Celebração em Ação de Graças pelo ano de 2024
Unimontes encerra ano letivo com outorgas de grau
Unimontes lança edital para mestrado em Botânica Aplicada
CCH apresenta Exposição “Desenhos de Observação”