Celebrar a cultura negra e fortalecer a estética afro-brasileira como símbolo de identidade. Este é um dos objetivos da 2ª Marcha do Orgulho Crespo a ser realizada no próximo dia 26 de novembro em Montes Claros.
A Marcha do Orgulho Crespo é um movimento contra o racismo e qualquer tipo de discriminação a partir da estética, especialmente no que diz respeito aos cabelos crespos. Em Montes Claros, a iniciativa é da representante da Comissão Nacional da Marcha, a estudante Dandara Marques Silva.
A concentração será na Praça do Automóvel Clube a partir das 9h. Depois a marcha seguirá para o corredor cultural onde terá programação com música ao vivo, oficinas, barracas de comidas típicas e atividades culturais.
“Cada ano percebemos um fortalecimento maior da marcha. Este ano a previsão é envolver cerca de 200 pessoas”, prevê a estudante, coordenadora do evento, Dandara Marques Silva.
A marcha tem o apoio do Núcleo de Estudos afro-brasileiros (NEAB), vinculado à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O NEAB atua no desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre ações afirmativas e temas relacionados à população negra.
COMO SURGIU A MARCHA DO ORGULHO CRESPO
Idealizada pela Consultora de Marketing Digital, Nanda Cury (Blog das Cabeludas), a Produtora Cultural Thaiane Almeida e a jornalista Neomisia Silvestre (Hot Pente), o coletivo colocou as mulheres como protagonistas do movimento estético Orgulho Crespo, iniciado em 26 de julho de 2015, em Marcha pela Avenida Paulista, em São Paulo.
A Marcha em SP inspirou outras regiões do Brasil que também realizaram o movimento em 2015. Em 2016, a segunda marcha aconteceu no dia 7 de agosto, reunindo as representantes nacionais e internacionais do Canadá, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília-DF, em São Paulo para ampliar a articulação.
SERVIÇO
2ª Marcha do Orgulho Crespo
Data: 26 de novembro
Concentração: Praça do Automóvel Clube em Montes Claros
Local: Corredor Cultural
Horário: 9h