A Universidade Estadual de Montes Claros passa a contar com uma comissão especial para analisar a inscrição dos candidatos que ingressam na instituição pela categoria “Negros, de baixa renda, egresso de escola pública” no sistema de reserva de vagas.

A medida segue o modelo de outras universidades públicas brasileiras, com o objetivo de complementar a avaliação socioeconômica a partir da autodeclaração destes candidatos como negros, além de ser uma forma de se prevenir contra possíveis denúncias nos sistemas de seleção.

Os trabalhos tiveram início nesta terça-feira (12/2), com o atendimento dos estudantes aprovados em 1ª chamada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/Unimontes), que prosseguirá até esta quarta-feira. Todas as entrevistas são identificadas por gravação em vídeo e preenchimento de formulário específico.

O atendimento será individual na sede do NEAB, 3º andar, prédio 2, campus-sede. Dentre os critérios analisados estão a identificação do candidato, a entrada na instituição, avaliação do fenótipo e a autodeclaração.

INTEGRANTES

A comissão tem a coordenação e orientação de pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade (NEAB/Unimontes), com as ações presididas pelo professor Márcio Antônio da Silva. Também são integrantes titulares da Comissão as professoras ngela Cristina Borges e Mônica Maria Teixeira Amorim; e como suplentes os professores Maria Railma Alves e José Maria Pereira Carvalho e os servidores André Vinícius Chamone Cangussu e Adilson Aparecido Martins Cardoso.

Em resumo, ela avaliará se estes candidatos têm características que os identifiquem como pertencentes à raça negra uma forma de complementar o registro acadêmico dos calouros desta categoria – cujas inscrições e documentos já são analisados pelos critérios socioeconômicos definidos por edital.

A comissão foi instituída por meio da portaria Nº 39/2019, assinada pelo reitor Antonio Alvimar Souza. O critério segue a portaria normativa nº 4/2018, do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, do Governo Federal, que, por sua vez, é descrita nos editais dos processos seletivos da Unimontes.

POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Por meio desta comissão, a Unimontes amplia a sua política de ações afirmativas. Por meio da Lei Estadual 15.259, de 27 de julho de 2004, 20% das vagas na Unimontes em seus processos seletivos são reservadas aos candidatos negros carentes e que sejam oriundos do ensino médio público.

“A Unimontes trabalha cada vez mais para fortalecer as ações afirmativas para o acesso e a permanência no ensino superior, respeitando a diversidade do seu público-alvo. A proposta é valorizar um sistema transparente, objetivo e em sintonia com as normas vigentes”, atesta o reitor, professor Antonio Alvimar.

O NEAB também desenvolve políticas para o incentivo à permanência do acadêmico negro na graduação, além de desenvolver pesquisas, estudos e demais abordagens sobre as questões raciais de afrodescendentes, bem como o combate ao racismo e ao preconceito. Outras informações sobre o trabalho desenvolvido pelo NEAB no portal eletrônico http://www.neab.unimontes.br/ .

Comissão Especial
Para: avaliação de inscrições para candidatos negros, carentes e egressos de escolas públicas
Início: terça-feira (12/2)
Local: sede do NEAB, 3º andar, prédio 2, campus-sede