A Universidade Estadual de Montes Claros passa a contar com uma comissão especial para analisar a inscrição dos candidatos que ingressam na instituição pela categoria “Negros, de baixa renda, egresso de escola pública” no sistema de reserva de vagas.

A medida segue o modelo de outras universidades públicas brasileiras, com o objetivo de complementar a avaliação socioeconômica a partir da autodeclaração destes candidatos como negros, além de ser uma forma de se prevenir contra possíveis denúncias nos sistemas de seleção.

Os trabalhos tiveram início nesta terça-feira (12/2), com o atendimento dos estudantes aprovados em 1ª chamada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/Unimontes), que prosseguirá até esta quarta-feira. Todas as entrevistas são identificadas por gravação em vídeo e preenchimento de formulário específico.


Professoras Cristina Borges e Mônica Teixeira e o professor Márcio Antônio Silva integram a comissão avaliadora (Foto: Andrey Librelon | Comunicação Unimontes)


O atendimento será individual na sede do NEAB, 3º andar, prédio 2, campus-sede. Dentre os critérios analisados estão a identificação do candidato, a entrada na instituição, avaliação do fenótipo e a autodeclaração.

INTEGRANTES

A comissão tem a coordenação e orientação de pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade (NEAB/Unimontes), com as ações presididas pelo professor Márcio Antônio da Silva. Também são integrantes titulares da Comissão as professoras ngela Cristina Borges e Mônica Maria Teixeira Amorim; e como suplentes os professores Maria Railma Alves e José Maria Pereira Carvalho e os servidores André Vinícius Chamone Cangussu e Adilson Aparecido Martins Cardoso.

Em resumo, ela avaliará se estes candidatos têm características que os identifiquem como pertencentes à raça negra uma forma de complementar o registro acadêmico dos calouros desta categoria – cujas inscrições e documentos já são analisados pelos critérios socioeconômicos definidos por edital.

A comissão foi instituída por meio da portaria Nº 39/2019, assinada pelo reitor Antonio Alvimar Souza. O critério segue a portaria normativa nº 4/2018, do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, do Governo Federal, que, por sua vez, é descrita nos editais dos processos seletivos da Unimontes.

POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Por meio desta comissão, a Unimontes amplia a sua política de ações afirmativas. Por meio da Lei Estadual 15.259, de 27 de julho de 2004, 20% das vagas na Unimontes em seus processos seletivos são reservadas aos candidatos negros carentes e que sejam oriundos do ensino médio público.

“A Unimontes trabalha cada vez mais para fortalecer as ações afirmativas para o acesso e a permanência no ensino superior, respeitando a diversidade do seu público-alvo. A proposta é valorizar um sistema transparente, objetivo e em sintonia com as normas vigentes”, atesta o reitor, professor Antonio Alvimar.

O NEAB também desenvolve políticas para o incentivo à permanência do acadêmico negro na graduação, além de desenvolver pesquisas, estudos e demais abordagens sobre as questões raciais de afrodescendentes, bem como o combate ao racismo e ao preconceito. Outras informações sobre o trabalho desenvolvido pelo NEAB no portal eletrônico http://www.neab.unimontes.br/ .

SERVIÇO
Comissão Especial
Para: avaliação de inscrições para candidatos negros, carentes e egressos de escolas públicas
Início: terça-feira (12/2)
Horário: 8h
Local: sede do NEAB, 3º andar, prédio 2, campus-sede
Informações: (38) 3229-8319

Relacionadas

Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro