O Citadino – Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) lançou as versões digital (15/09) e física (21/09) da cartilha “Para conhecer os Parques Urbanos de Montes Claros”. Trata-se de uma edição compacta do Guia sobre os Parques Urbanos de Montes Claros, já disponível no site https://nucleocitadino.wordpress.com/publicacoes/.

A cartilha foi produzida a partir de pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e realizada pelo Núcleo Citadino ao longo do ano de 2024. Além de informações sobre a pesquisa, o material reúne mapa com a localização de todos os parques urbanos da cidade, horários de funcionamento e equipamentos urbanos disponíveis em cada um deles.

A versão digital pode ser acessada gratuitamente no link https://nucleocitadino.wordpress.com/publicacoes/materialdidatico/. A versão física foi lançada no domingo de manhã, Dia da Árvore (21 de setembro), no Parque Sapucaia, onde o Citadino montou estande especialmente para o evento, organizado em parceria com o Instituto Pegada Ambiental. A programação incluiu teatro, shows e outras atrações.

O conteúdo da cartilha aborda o eixo temático do lazer e da citadinidade, com foco na apropriação dos espaços públicos, em especial dos parques urbanos municipais de Montes Claros e do Norte de Minas. Logo na abertura, o texto destaca que, “nas últimas décadas, a criação de parques urbanos tem sido um processo de implementação de política urbana e ambiental presente em diferentes cidades, com funções ligadas à conservação ambiental, à paisagem/estética urbanística e às vivências de lazer”.

As informações utilizadas foram fornecidas pela Prefeitura de Montes Claros, coletadas no final de 2023 e início de 2024, e serviram de base para o mapeamento de 14 parques urbanos que compõem o conjunto de áreas verdes do município. A pesquisa reúne e sistematiza dados sobre esses espaços e suas relações com o lazer urbano, a partir de fontes documentais, visitas de campo e exercícios etnográficos. Essa combinação metodológica permitiu identificar localização, horários de funcionamento e equipamentos disponíveis, além de observar diferentes formas de apropriação desses espaços pela população no cotidiano.

O Citadino – Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Unimontes – foi criado em 2020 a partir da articulação entre professores, estudantes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. O núcleo tem como foco a reflexão crítica sobre o espaço urbano em Montes Claros e outras cidades do Norte de Minas, promovendo iniciativas que aproximam a universidade dos diversos agentes urbanos da região.

Fotos: Divulgação

Relacionadas

Unimontes promove treinamento sobre isoladores farmacêuticos com empresa suíça SKAN
Edital PIBID/Unimontes visa à formação de cadastro de reserva para professores supervisores da Educação Básica
Feira de Arte da Agricultura Familiar e Artesano integra programação de Congresso Internacional da Unimontes
Professor da Unimontes desenvolve pesquisa sobre estímulos que a capoeira oferece para o desenvolvimento infanto-juvenil
Montes Claros e Unimontes: berço do SUS
Saúde física e mental será debatida no III Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes