Cerca de 500 mulheres participaram da caminhada entre as cidades de Nova Porteirinha e Janaúba, no último dia 19 (divulgação)

A segurança alimentar e o reconhecimento aos meios de produção do campo, no Norte de Minas, foram alguns dos temas abordados por cerca de 500 de trabalhadoras rurais, na caminhada em comemoração ao mês da mulher, realizada no último dia 19, entre os municípios de Nova Porteirinha e Janaúba, no Norte de Minas.

O evento foi coordenado pela Associação do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), através do Núcleo de Extensão Rural e Desenvolvimento Agroecológico e do departamento de Ciências Agrárias do campus da Unimontes em Janaúba.

Esta é a segunda iniciativa do gênero. A ideia foi lançada em 2009, com cerca de 300 pessoas envolvidas. Outros temas interesse da comunidade, como a conscientização política, saúde feminina e a violência contra a mulher, constantemente abordados em estudos da Universidade, também foram destacados durante o evento. As cidades de Nova Porteirinha e Janaúba se dividem apenas por uma ponte.

APOIO ÀS INICIATIVAS SOCIAIS

A professora Liza de Moraes, coordenadora do Núcleo de Extensão Rural e Desenvolvimento Agroecológico da Unimontes, explica que nas ações dos professores e estudantes que integram o projeto, um dos objetivos é justamente apoiar os movimentos sociais rurais, reforçando os estudos de gênero que a Universidade produz. “A valorização das trabalhadoras rurais está entre essas prioridades”, acrescenta a pesquisadora.