A Universidade Estadual de Montes Claros será uma das instituições participantes do IX Simpósio Internacional de Geografia Agrária, que acontece a partir desta quarta-feira (1º/11), em Curitiba/PR. Por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (Nepra), a Unimontes apresentará uma série de trabalhos científicos com foco em conflitos de terra e ocupação territorial, especialmente no Norte de Minas.

Com atividades na capital paranaense e em cidades do interior daquele estado, a programação se estenderá até o próximo dia cinco, com o tema central “Geografia das Redes de Mobilização Social na América Latina: Resistência e Rebeldia desde Baixo nos Territórios de Vida”.

Coordenado pelos professores Gustavo Cepolini Ferreira e Anderson Willians Bertholi, o Nepra foi implantado em agosto deste ano, como fomento aos estudos que associem a Geografia nas temáticas Agrária, Regional e Humana. “Um dos focos está nas dinâmicas, conflitos e alternativas territoriais, que associam as questões do campo e o agronegócio no Norte de Minas, nas demais regiões de abrangência da Unimontes no Estado e em âmbito nacional”, explicam os coordenadores.

O professor Gustavo Cepolini acrescenta que, dentre as metas do Núcleo, está a criação de um banco de dados sobre os conflitos no campo, com foco na elaboração de um atlas das pesquisas regionais e agrárias do Norte de Minas, além da interação entre os cursos de graduação em Geografia no campus-sede e no campus de Pirapora com o programa institucional de mestrado em Geografia.

INICIAÇÃO

Outra proposta do Nepra/Unimontes é a inserção de acadêmicos nos Programas de Iniciação Científica, com destaque para a produção de estudos de contexto regional. Prova disso está na relação de trabalhos que serão apresentados pela Universidade no Simpósio Internacional, em Curitiba/PR. Das cinco pesquisas relacionadas, três são de autoria de acadêmicos: “A trajetória do Acampamento José Manoel Bandeira em Pirapora”, de Célia de Assis Mata; “A agricultura Camponesa-Familiar no Assentamento Paco-Paco em Pirapora”, de Jaqueline Aparecida Gonçalves Machado; e “O espaço da Geografia Agrária no Exame Nacional do Ensino Médio”, dos autores Walcricio Martins Gomes e Tayne Pereira da Cruz.

Também serão apresentados os estudos “Conflitos por Terra e Território na obra Cinematográfica de Adrian Cowell: uma Cartografia Sangrenta da Amazônia”, do professor Gustavo Cepolini; e “A construção do Atlas da Questão Agrária Norte-Mineira e os Desafios e Disputas Territoriais”, elaborado por Cepolini, com co-autoria com Tayne Pereira da Cruz.

Egresso do curso de Geografia, Cleiton Ferreira dos Santos é atualmente pesquisador convidado do Nepra e também estará no evento. A Fapemig é parceira da Unimontes para a participação no evento, por meio do Edital de Participação Coletiva em Eventos de Caráter Científico e Tecnológico, bem como pelo fomento às bolsas de Iniciação Científica.