A cartilha já está disponível online e também será distribuída gratuitamente durante as Festas de Agosto de 2025

O Citadino – Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) lançou, nesta segunda-feira, 4 de agosto, a cartilha “Festas de Agosto: Olhares Etnográficos”. O material didático, já disponível para acesso gratuito, é fruto de uma pesquisa coletiva realizada pelo núcleo, que reuniu mapas, relatos, fotografias e textos informativos para registrar e refletir sobre a dimensão simbólica, urbana e afetiva dessa celebração popular que, há quase dois séculos, movimenta a cidade. A cartilha também será distribuída gratuitamente durante as Festas de Agosto de 2025.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2025-08-05-at-14.44.49-724x1024.jpeg

Organizada com uma abordagem interdisciplinar, a cartilha é voltada tanto para uso em sala de aula quanto para projetos culturais ou qualquer pessoa interessada em conhecer melhor os grupos de catopês, marujadas e caboclinhos – seus trajetos, trajes, músicas e significados. Mais do que um registro documental, o conteúdo propõe uma aproximação com o universo cultural, religioso e histórico que envolve essa festa tradicional, reforçando a importância do patrimônio imaterial brasileiro e da diversidade que marca o Norte de Minas.

Sobre o Núcleo

O Citadino foi criado em 2020, a partir da articulação entre docentes, estudantes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. O núcleo tem como foco a reflexão crítica sobre o espaço urbano em Montes Claros e outras cidades norte-mineiras, promovendo iniciativas que conectam a universidade com os diversos agentes urbanos da região.

Durante a 182ª edição das Festas de Agosto e o 43º Festival Folclórico, em 2023, integrantes do Citadino acompanharam de perto as celebrações religiosas dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, que tomam as ruas com cortejos, cantigas, batuques e cores para celebrar Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo. Foram quatro dias de observação e vivência, nos quais as pesquisadoras e os pesquisadores registraram a transformação da paisagem urbana e do cotidiano de diferentes regiões da cidade, impactadas pela presença vibrante das manifestações culturais, artísticas e gastronômicas que marcam o período.

A partir dessa imersão, foi elaborada a cartilha, que busca aproximar estudantes e leitores do universo cultural, religioso e histórico que envolve essa celebração tradicional e popular, capaz de transformar a cidade de Montes Claros e reunir milhares de participantes de diferentes gerações, entre moradores e visitantes.

A Gosto da Unimontes

No dia 5 de agosto, às 19h, durante a programação do “A Gosto da Unimontes” – organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PrEx),  em parceria com o Circuito de Conhecimentos da Unimontes, a professora Mariana Teixeira, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFIPMOC e uma das coordenadoras do Núcleo Citadino, participará de uma mesa-redonda com mestres e mestras de grupos tradicionais. Na ocasião, também será apresentada a cartilha, com destaque para seu processo de construção e para a importância do registro e da valorização das Festas de Agosto na preservação da memória e da identidade cultural da região.

“Mais do que registrar, buscamos reconhecer e valorizar os modos como essas comunidades moldam a cidade com sua fé, estética e presença ancestral. As ocupações temporárias dos espaços urbanos revelam muito sobre tradições”, afirma Mariana Teixeira.

Além desta publicação, o Núcleo Citadino lançou recentemente o Guia dos Parques Urbanos de Montes Claros/MG, organizado pelas pesquisadoras Isabela Veloso Lopes Versiani, Priscila Dias Alkimim e Maria Clara de Oliveira Silva. Ambos os materiais resultam de projetos financiados com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).

A cartilha está disponível para acesso gratuito no link:
https://nucleocitadino.wordpress.com/publicacoes/materialdidatico/

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
Unimontes inaugura Restaurante Universitário no campus de Janaúba com alimentação saudável por apenas R$ 2,50
ALMG debate PEC que garante repasse direto de verbas do Tesouro Estadual ao Hospital Universitário da Unimontes
Professora da Unimontes é conferencista convidada de Seminário online da Espanha – Inscrições abertas
Louvor nos Montes promove integração entre ciência, arte e religiosidade na Unimontes – confira a programação