A cartilha já está disponível online e também será distribuída gratuitamente durante as Festas de Agosto de 2025
O Citadino – Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) lançou, nesta segunda-feira, 4 de agosto, a cartilha “Festas de Agosto: Olhares Etnográficos”. O material didático, já disponível para acesso gratuito, é fruto de uma pesquisa coletiva realizada pelo núcleo, que reuniu mapas, relatos, fotografias e textos informativos para registrar e refletir sobre a dimensão simbólica, urbana e afetiva dessa celebração popular que, há quase dois séculos, movimenta a cidade. A cartilha também será distribuída gratuitamente durante as Festas de Agosto de 2025.

Organizada com uma abordagem interdisciplinar, a cartilha é voltada tanto para uso em sala de aula quanto para projetos culturais ou qualquer pessoa interessada em conhecer melhor os grupos de catopês, marujadas e caboclinhos – seus trajetos, trajes, músicas e significados. Mais do que um registro documental, o conteúdo propõe uma aproximação com o universo cultural, religioso e histórico que envolve essa festa tradicional, reforçando a importância do patrimônio imaterial brasileiro e da diversidade que marca o Norte de Minas.
Sobre o Núcleo
O Citadino foi criado em 2020, a partir da articulação entre docentes, estudantes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. O núcleo tem como foco a reflexão crítica sobre o espaço urbano em Montes Claros e outras cidades norte-mineiras, promovendo iniciativas que conectam a universidade com os diversos agentes urbanos da região.
Durante a 182ª edição das Festas de Agosto e o 43º Festival Folclórico, em 2023, integrantes do Citadino acompanharam de perto as celebrações religiosas dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, que tomam as ruas com cortejos, cantigas, batuques e cores para celebrar Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo. Foram quatro dias de observação e vivência, nos quais as pesquisadoras e os pesquisadores registraram a transformação da paisagem urbana e do cotidiano de diferentes regiões da cidade, impactadas pela presença vibrante das manifestações culturais, artísticas e gastronômicas que marcam o período.
A partir dessa imersão, foi elaborada a cartilha, que busca aproximar estudantes e leitores do universo cultural, religioso e histórico que envolve essa celebração tradicional e popular, capaz de transformar a cidade de Montes Claros e reunir milhares de participantes de diferentes gerações, entre moradores e visitantes.


A Gosto da Unimontes
No dia 5 de agosto, às 19h, durante a programação do “A Gosto da Unimontes” – organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PrEx), em parceria com o Circuito de Conhecimentos da Unimontes, a professora Mariana Teixeira, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFIPMOC e uma das coordenadoras do Núcleo Citadino, participará de uma mesa-redonda com mestres e mestras de grupos tradicionais. Na ocasião, também será apresentada a cartilha, com destaque para seu processo de construção e para a importância do registro e da valorização das Festas de Agosto na preservação da memória e da identidade cultural da região.
“Mais do que registrar, buscamos reconhecer e valorizar os modos como essas comunidades moldam a cidade com sua fé, estética e presença ancestral. As ocupações temporárias dos espaços urbanos revelam muito sobre tradições”, afirma Mariana Teixeira.
Além desta publicação, o Núcleo Citadino lançou recentemente o Guia dos Parques Urbanos de Montes Claros/MG, organizado pelas pesquisadoras Isabela Veloso Lopes Versiani, Priscila Dias Alkimim e Maria Clara de Oliveira Silva. Ambos os materiais resultam de projetos financiados com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
A cartilha está disponível para acesso gratuito no link:
https://nucleocitadino.wordpress.com/publicacoes/materialdidatico/
