Para um conhecimento mais amplo sobre as informações pertinentes ao registro de produtos e patentes, o Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica, da Universidade Estadual de Montes Claros (Ágora/Unimontes), está disponibilizando um informativo para orientar à comunidade acadêmica, especialmente sobre as legislações específicas, processo de pedidos e proteção.

O documento foi elaborado pelos professores Dario Alves de Oliveira (coordenador de Inovação Tecnológica), Carla Soares Godinho e Roseli Aparecida Vieira e Medeiros, ambas gestoras em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Basicamente, explicam os organizadores, a proposta evidencia que, para que um produto ou processo patenteável seja bem sucedido é essencial ter conhecimento sobre o ineditismo da invenção. Além do registro de produtos e patentes, o informativo aborda sobre a política nacional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.

Confira

“Pesquisadores e inventores têm o dever de pesquisar e conhecer as patentes das áreas já existentes. Trata-se de um procedimento essencial”, explica o documento. “Encontrar patentes similares, iguais, análogas, idênticas, parecidas, que tentam resolver o mesmo problema técnico, estas devem ser citadas como forma de confrontá-las com a “nova” tecnologia proposta”, acrescenta.

“Com estes esclarecimentos, sugerimos que os setores da Universidade que já possuem resultado de suas pesquisas ou mesmo produto, processo ou serviço inovador gerado, que façam contato com o Núcleo Ágora maior conhecimento sobre a proteção das criações”, finalizam os professores.

Informativo “Patentes”
Produção: Ágora (Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica)
Local: prédio 7 (Fadenor), sala 303 – campus-sede.
e-mail: agora@unimontes.br
Portal eletrônico: www.agora.unimontes.br