Foram empossados os sete novos gerentes de Enfermagem do Hospital Universitário Clemente de Faria, que foram contratados depois de submetidos a processo seletivo. A solenidade de posse, realizada no último dia 29, no auditório Sabedoria e Humildade, contou com a participação do grupo gestor, coordenadores de áreas e servidores do HUCF, além de convidados.

Na oportunidade, foi destacada a importância dos novos colaboradores no sentido de tornar a assistência segura e sistematizada, além de organizar e dinamizar o serviço de enfermagem do Hospital Universitário, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

“Recebemos os novos profissionais com a esperança de que o trabalho seja desenvolvido com toda eficiência já prestada e com novo ânimo. Saúde pública requer de nós, gestores, um exercício diário de cidadania”, afirmou o superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima. Ele destacou que a expectativa é que os novos profissionais tenham como foco a prestação de serviços humanizada. Lembrou que no cotidiano hospitalar, o enfermeiro lida com diferentes situações e atua como mediador da equipe assistencial, evitando conflitos e buscando soluções para os problemas.

Foram empossados os gerentes de Enfermagem das seguintes áreas:

• Pronto Socorro (Luciano Oliveira Marques),
  • Bloco Cirúrgico e Central de Materiais Esterilizados/CME (Lorena Roseli Rios Durães),
  • Clínicas Médicas A e B (Jefferson Figueiredo Lopes),
  • Bloco Obstétrico (Karine Figueiredo Porto),
  • Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adultos e Clínica Cirúrgica (Marcelo Rocha Torres),
  • Maternidade e Pediatria (Leidiane Ruas Mendes)
  • e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica (Priscila Antunes de Oliveira)

NOVOS CAMINHOS

A diretora de Enfermagem do Hospital Universitário, Mirian Alves Faustino, enalteceu o trabalho dos enfermeiros supervisores que retornaram às funções assistenciais. Ela lembrou que o HUCF conta com 500 profissionais da área de enfermagem e todos eles são de fundamental importância para o bom andamento das ações da unidade.

“Queremos aprimorar a imagem da Enfermagem. Implantamos novos processos para que o atendimento seja prestado da melhor maneira possível. Ofertar um serviço de qualidade com segurança é a nossa meta e contamos com o apoio de todos da equipe”, convoca.

Foi apresentado o plano de acompanhamento do servidor, que tem como principais objetivos redesenhar o cargo, pactuar as metas -, a análise da força de trabalho da enfermagem (quantidade e sobrecarga); o desenvolvimento da equipe de enfermagem e a realização da Jornada Norte Mineira de Enfermagem.  Outra proposta é a criação dos grupos setoriais para o levantamento de demandas e aproximação com a realidade.

Conecte-se à Unimontes nas mídias sociais

As ações gerenciais foram apresentadas pelo coordenador de Enfermagem, Frederico Marques Andrade. Segundo ele, é necessária a elaboração de diagnóstico setorial de cada gerente, a pactuação das metas assistenciais com os enfermeiros, a criação dos instrumentos de controle, o detalhamento do processo de enfermagem por setor, a análise dos indicadores padronizados para a clínica e diagnóstico específico sobre a comunicação no setor para que haja o nivelamento de informações.

“As palavras que resumem o momento do HUCF: motivação, reestruturação e experiência. O ambiente está favorável para o desenvolvimento das atividades. Estamos prontos para oferecer um excelente serviço de qualidade. Daremos o melhor da cada um nós para prestar assistência segura e focada no paciente. Queremos nos tornar a equipe modelo”, garante o coordenador.

O diretor clínico do HUCF, Romildo D´Angelis, ressaltou o importante papel da enfermagem no hospital.  “São os enfermeiros que cuidam direto do paciente. Vislumbramos perspectivas positivas. Desejo ânimo a todos na nova caminhada”, disse.

SATISFAÇÃO E MELHORIAS

PARA DENTRO DA MATÉRIA

A solenidade foi presidida pelo diretor do HUCF, Jose Otavio Braga Lima

Os novos integrantes do corpo de enfermagem do HUCF ressaltaram a satisfação em participar da equipe. “Pretendo dar continuidade e buscar melhorar sempre. A equipe que chega deve somar e enfrentar a batalha, além de propor melhorias, sobretudo no atendimento”, afirmou Luciano Oliveira Marques, gerente de Enfermagem do Pronto Socorro.

A gerente de Enfermagem do Bloco Cirúrgico e da CME, Lorena Roseli Rios Durães, falou da satisfação em fazer parte da equipe. “Vamos trabalhar para agregar valor aos serviços prestados. Tudo deve ser desenvolvido com harmonia”.

Já a gerente de Enfermagem do Bloco Obstétrico, Karine Figueiredo Porto, assegurou: “temos vontade de fazer e faremos sempre o melhor. Vou trabalhar com todos e tenham certeza de que as dificuldades eu vou me empenhar para resolvê-las”.

O CONTINGENTE DE PROFISSIONAIS

Existe 1,6 milhão de profissionais no Brasil, segundo último levantamento feito pelo Cofen – Conselho Federal de Enfermagem -, com sede no Distrito Federal. 44% desse total são de técnicos de enfermagem, 41% de auxiliares e 15% de enfermeiros.