“Não tenho palavras. Acredito que também seja realização dos pais um momento como este”. O depoimento é de Sílvia Santos, uma das centenas de mães que acompanharam a solenidade unificada para outorga de grau de 302 novos profissionais de 24 cursos da Universidade Estadual de Montes Claros. O evento foi realizado na noite dessa segunda-feira (8/5), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves.
Sílvia é mãe de Carlos Sérgio Rodrigues, que graduou-se em Administração pela Unimontes aos 23 anos. Ele também foi prestigiado pelos tios, primas e amigos, que montaram um mosaico com as letras do nome do acadêmico – acrescida da mensagem “amo você”. “É uma forma de reconhecer todos os esforços e a conquista do meu filho”, disse Sílvia.
Em 1991, Alberto Avelar Tonelli graduou-se pela Unimontes em Ciências Econômicas. A experiência desde então no mercado financeiro, especialmente em ações vinculadas ao cooperativismo, o fez despertar para a necessidade de aprimoramento. Buscou o curso de Tecnologia em Gestão Pública, ministrado pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT/Unimontes) e, dezesseis anos depois do primeiro diploma, comemora a conquista da segunda graduação.Veja também
- Mais 302 novos profissionais graduados pela Unimontes em outorga unificada do campus-sede
- Galeria de fotos
“Entendi que era o momento de adquirir mais conhecimento para a minha área de atuação. E foi muito importante encontrar esta opção na cidade onde resido. Trabalho com cooperativa de crédito, um segmento que mescla naturezas do setor público com o privado”, conta o economista/tecnólogo, de 57 anos.
SONHO DE FAMÍLIA
Com direito a faixas e letreiros de saudações e mensagens, Sebastião Rodrigues acompanhou a solenidade de um dos lances mais altos das arquibancadas do Ginásio, afinal, não queria ser atrapalhado em nenhum momento da diplomação da filha Ana Cláudia de Almeida Rodrigues, a primeira na fila dos graduandos em Odontologia, pela Unimontes.
“Um dos dias mais importantes de minha vida porque é um sonho que a Ana divide com a gente. Ela sempre quis ser odontóloga e hoje alcança esta realização. Estou emocionado”, disse o pai, que é norte-mineiro de Francisco Sá e se mudou com a família para Montes Claros há 10 anos, já pensando na melhor qualidade dos estudos para as duas filhas.
Aos 21 anos, Juliana Soares Lima era uma das graduandas em Geografia pela Unimontes. O anúncio do seu nome pelo cerimonial “levantou” uma das torcidas mais barulhentas no Ginásio. “É uma festa! Que bom que todos vieram me prestigiar. São amigos e familiares de Montes Claros e de Jequitaí, minha cidade natal. Estou muito feliz porque este diploma derruba muitas barreiras que tive para chegar até aqui”, disse a jovem, que não pretende abandonar a vida acadêmica. “Penso em ingressar num curso de mestrado”, deseja.“PEQUENA GRADUANDA”
Uma criança vestida a caráter, de beca e capelo, chamou a atenção de muitas pessoas durante o evento. Tratava-se da pequena Louise, de apenas 1 ano e oito meses, que prestigiava ora no colo do pai e no da avó a graduação da mãe Patrícia Fernandes Siqueira Cavalcanti, em Ciências Econômicas. “Divido o mérito com a minha filha. Fiquei grávida ainda durante o curso e, por um ano, tive que parar com as aulas para cuidar dela. Consegui retomar com os estudos e hoje estamos celebrando uma conquista tão importante para mim”, disse.
Patrícia chega à segunda graduação pela Unimontes. Em 2009, conquistou o diploma em Artes Visuais em 2009. “São áreas diferentes, não é? Optei em mudar por uma questão de colocação de mercado, já que trabalho como fotógrafa e entendendo que a área financeira tem mais a ver com minha profissão. Além do que, o leque de opções em concursos públicos para economistas é relativamente maior”, analisa a profissional.