Divulgado o resultado do Edital 15/2010, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), referente ao Programa Primeiros Projetos (PPP). O objetivo é apoiar a fixação de jovens pesquisadores em Minas Gerais, através do financiamento de seus projetos e a criação de novos grupos de investigação científica nas diversas áreas do conhecimento. Cinco pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros foram contemplados no edital. A liberação de recursos para os docentes da Unimontes totaliza R$ 118.049,10.

O Programa Primeiros Projetos é uma iniciativa voltada para jovens doutores, executada em parceria com o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A meta é dar oportunidade ao pesquisador de se iniciar no estudo científico, financiando um pacote básico de instalação do pesquisador na sua instituição de origem. Como resultado, o pesquisador ganha experiência e fortalece seu currículo para, posteriormente, pleitear nos diversos editais da Fapemig e também no nível federal.

No edital 15/2010 da Fapemig, foram recebidas 667 propostas, das quais 204 foram aprovadas. Juntas, elas receberão cerca de R$ 5 milhões do Governo de Minas. Os professores e pesquisadores contemplados deverão desenvolver os projetos ao longo de dois anos.

“A aprovação das propostas da Unimontes no Programa Primeiros Projetos da Fapemig e do CNPq representa a competência e o comprometimento dos nossos jovens doutores com a pesquisa e a inovação”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Vicente Rocha Ribeiro Júnior. Ele lembra que foram aprovadas propostas de diferentes áreas do conhecimento, o que demonstra a ampliação e a diversificação da pesquisa na instituição.

PROPOSTAS DA UNIMONTES – Os projetos de pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros aprovados no Edital 15/2010 da Fapemig – e os seus respectivos autores e valores – foram os seguintes: “Um estudo sobre a formação, os saberes e as práticas de formadores em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros“, da professora Liliane Campos Machado (Departamento de Métodos e Técnicas), no valor de R$ 16.023,86; “Práticas de leitura, escrita e matemática no Norte de Minas: constituição de acervo documental e mapeamento da realidade (1900-2000)”, da professora Geisa Magela Veloso (Departamento de Métodos e Técnicas), R$ 21.615,92.

Também foram aprovados os projetos: “Dinâmica espaço-temporal de formigas em um gradiente altitudinal na serra do Cipó – MG”, do professor Frederico de Siqueira Neves (departamento de Biologia Geral), R$ 38.343,38; e “As plantas medicinais do Norte de Minas: origem e usos”, da professora Carla Cristina Barbosa (departamento de História), R$ 13.007,40.

Outra pesquisa da Unimontes contemplada é denominada “Avaliação da utilização de co-produtos da macaúba para suínos em terminação”, de autoria do professor Cláudio Luiz Correa Arouca, do departamento de Ciências Agrárias e do Programa de Mestrado em Zootecnia. O valor do financiamento do projeto é R$ 29.058,54.