Foram empossados os novos diretores dos Centros de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade de transmissão dos cargos foi realizada na noite dessa quarta-feira (8/4), no Auditório “Mário Ribeiro da Silveira”, no prédio 6, do campus-sede. Assumiram as funções para a gestão 2015/2019 as professoras Graciana Guerra David (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS), Maria ngela Figueiredo Braga (Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CCSA) e Mariléia de Souza (Centro de Ciências Humanas/CCH) e o professor Guilherme Barbosa Vilela (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/CCET).

O ato foi presidido pelo reitor, professor João dos Reis Canela, com a participação do vice-reitor Antonio Alvimar Souza e do assessor de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), José Pedro Cordeiro – representante do titular da pasta, deputado Miguel Corrêa Junior. O evento também contou as presenças de pró-reitores, diretores, assessores, alunos, familiares dos diretores de centros e outros convidados. Os professores José Higino e Maristela Cardoso e acadêmicos do curso de Artes/Música fizeram uma apresentação durante o evento.

“Registramos mais uma página da história da Unimontes. Agradecemos aos professores que cumpriram o mandato com tolerância e capacidade de trabalho na construção da universidade. Avançamos, com dificuldades e habilidades”, pontuou o reitor João Canela. Sobre os novos diretores de centros, ele destacou: “reiteramos a vontade indiscutível de todos em fazer o bem a nossa Unimontes e de continuar o processo positivo de transformação da sociedade”.

ProfGraciana destaqueCENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Docente do curso de Medicina, Graciana Guerra David foi empossada para a direção do CCBS, o que considera como uma oportunidade de crescimento profissional e de compromisso para que a Unimontes se consolide como uma universidade pública e de qualidade. “Fui acolhida pela Unimontes e sou grata por isso. Somos aprendizes em um mundo mais fraterno e vamos caminhar no ritmo dos desejos da comunidade acadêmica”, disse. Diretora do referido centro nas últimas duas gestões, a professora Maria das Mercês Borém Corrêa Machado fez um agradecimento coletivo: “o momento merece um instante de reflexão. Educar é um sentimento vinculado à arte de viver. Obrigado a todos”.


ProfMaria destaqueCENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

“Assumimos a função de diretora com a disposição de trabalhar coletivamente. Faremos da gestão uma escuta sensível da realidade de cada segmento em nosso centro”, disse a professora Maria ngela Figueiredo Braga, primeira mulher a assumir a direção do CCSA/Unimontes. Ela destacou a qualidade da Unimontes como conseqüência das pessoas que fazem parte do dia a dia da instituição. Por motivo de saúde, o então diretor do Centro, professor Paulo César Mendes Barbosa, não pôde comparecer à solenidade.

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

ProfGuilherme destaque

Diretor Guilherme Vilela

O professor Guilherme Barbosa Vilela passa a responder pela direção do CCET. “Acredito que o pensamento coletivo permanecerá em nossas ações e que todos, professores, acadêmicos e servidores continuem colaborando com a evolução na qualidade de nossos cursos”. Por sua vez, com um agradecimento aberto à gestão superior pelo apoio, o professor Victor Martins Maia, fez menção às conquistas do CCET em sua gestão como diretor, nos últimos quatro anos. “Todos os cursos foram avaliados com notas máximas pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Enade e concretizamos vários projetos fundamentais para a elevação da qualidade do ensino, como a implantação dos cursos de Engenharias, a ampliação da pós-graduação Stricto sensu e a construção do Centro Tecnológico do campus-sede”.

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

ProfMarileia destaqueAo assumir a direção do CCH, a professora Mariléia de Souza afirmou como compromisso a necessidade de harmonizar os ambientes para superar os desafios e as adversidades das licenciaturas, como a evasão e o número ainda aquém do ideal nas inscrições em processos seletivos. “Precisamos assimilar e ter habilidades para lidar com as mudanças nas graduações. Os anseios sociais, econômicos e culturais não são mais os mesmos de décadas atrás”, pontuou. O professor Antônio Wagner Veloso Rocha foi o diretor da unidade na última gestão e ao transmitir o cargo falou sobre “o orgulho em contribuir com o crescimento da Unimontes, em especial com a conquista do centro de pesquisa em Ciências Humanas”.

O assessor de assuntos institucionais da Sectes, José Pedro Cordeiro, destacou o momento de renovações pelo qual o Estado passa. “Muito importante ouvir as pessoas que estão ambientadas à Universidade. A Unimontes é uma instituição que presta serviços relevantes em praticamente todo o Estado e precisa de um olhar diferenciado. A Sectes estará presente para buscar novos investimentos e ampliar as ações de inovação”, disse o assessor.

Ex-diretores destaque

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia