A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), lança Edital para seleção de Cadastro de Reserva de Bolsistas para atuar no projeto “Novos Direitos Infanto-Juvenis: Cidadania e Políticas Públicas para Crianças no Estado de Minas Gerais”.

A bolsa tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na modalidade Bolsa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI) – Nível III. O valor mensal é de R$ 2.200,00 e possui duração de 12 meses, com possibilidade de renovação por mais 12 meses, segundo o desempenho do bolsista e a disponibilidade orçamentária.

Inscrições

As inscrições começam na próxima segunda-feira e seguem até o dia 21 de março. Os interessados que atenderem aos requisitos elencados no Edital devem preencher formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/pryK3Qw8efrtMSpc7.
O candidato deverá encaminhar, em formato PDF, no formulário, os seguintes documentos:

a) Cópia do Currículo Lattes atualizado;
b) Carta de Intenções em Participar do Projeto;
c) Comprovante de vínculo com curso de mestrado (se aplicável);
d) Documentos comprobatórios da experiência profissional declarada.

Requisitos para inscrição

Para se habilitar ao processo seletivo, o candidato precisa ter título de graduação em curso de Administração, Administração Pública, Ciência Política, Ciências Sociais ou Direito; pelo menos dois anos de experiência comprovada em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação ou ser estudante regularmente matriculado em curso de mestrado em área compatível com os cursos mencionados; morar no Estado de Minas Gerais; dedicar 20 horas semanais às atividades do projeto; não possuir vínculo empregatício ativo ou qualquer outra bolsa de natureza acadêmica, exceto nos casos permitidos pela Deliberação do Conselho Curador da Fapemig nº 218, de 2024, que autoriza o acúmulo da bolsa BDCTI Nível III com atividades de extensão e/ou empregatícias para alunos de mestrado, desde que haja concordância do orientador e da coordenação do projeto; currículo atualizado na Plataforma Lattes e estar cadastrado na Plataforma Everest da Fapemig.

Seleção

A seleção será realizada em duas etapas eliminatórias e classificatórias:

1) Análise de Currículo Lattes e de Carta de Intenções – avaliação da formação acadêmica, experiência profissional e produção científica do candidato. Apenas os primeiros cinco colocados avançarão para Etapa de Entrevista.

2) Entrevista de forma remota, no dia 24 de março, em horário a ser definido pela coordenação do projeto, sobre motivação, disponibilidade e conhecimentos relacionados à temática do projeto. Serão considerados aprovados os candidatos com a maior nota somadas às duas etapas. Já a convocação, vai ocorrer conforme disponibilidade de bolsas e necessidade do projeto dentro do prazo de validade do Edital.

Atividades do bolsista

O bolsista selecionado deverá realizar levantamentos bibliográficos e coleta de dados conforme o cronograma do projeto; participar de sistematização e análise de informações referentes à proteção e promoção da cidadania infanto-juvenil; contribuir na elaboração de relatórios técnicos e artigos científicos vinculados à pesquisa; auxiliar na organização de eventos e seminários relacionados ao projeto; fazer referência à Fapemig em todas as publicações e divulgações oriundas das atividades do projeto e atender às normas de prestação de contas e relatórios exigidos pela Fapemig.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo