Oferta é para 11 municípios, com participação aberta a toda a comunidade e ajuda de custo para cada aula assistida

A atuação da Universidade Estadual de Montes Claros na oferta de cursos profissionalizantes conta com o incremento do Programa Novos Caminhos, do Governo Federal, ministrado por meio de convênio com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT). Em novo edital, a Unimontes está oferecendo 570 vagas para a formação de 19 turmas em nove cursos, com alcance em 11 municípios do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Região Metropolitana.

As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 13 de abril, no formato online, com o preenchimento de formulário eletrônico (clique aqui). Todos os cursos são oferecidos gratuitamente, e podem participar qualquer pessoa da comunidade. “Um dos diferencias está na possibilidade de incremento em processos produtivos e de gestão, com perspectiva de melhorar a renda familiar”, sugere o diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Alves Veloso.

Após as inscrições, a classificação final será definida de acordo com critérios sociais, com prioridade para alunos da rede pública, pessoas com deficiência, beneficiários de programas sociais (federais e estaduais), dentre outros. Há um auxílio de R$9,00 por cada aula assistida, para custeio do transporte e alimentação.

DETALHES

O professor Geraldo Herystarley Veloso é o coordenador institucional do Programa Novos Caminhos no âmbito do CEPT/Unimontes, e explica que os cursos ofertados são de formação inicial ou continuada. As aulas são presenciais nos respectivos municípios, de segunda a sexta-feira. O limite é de 30 vagas por cada turma, com atividades noturnas na maior parte dos cursos. A carga horária varia entre 160 e 200 horas/aula.

“São cursos de curta duração, de caráter profissionalizante, com a expectativa de dar oportunidade às pessoas dos mais diversos perfis a incrementar suas atuais atividades ou mesmo buscar uma nova fonte de renda, com orientação, conhecimento e organização”, destaca o coordenador.

Dependendo da área de conhecimento do curso, há critérios para a participação como o nível de ensino: fundamental I (1ª à 5ª séries) ou fundamental II (6ª à 9ª séries). Esta será a primeira oferta em 2022 do CEPT/Unimontes por meio do Programa Novos Caminhos. No segundo semestre, será lançado novo edital, com novos cursos e novos polos.

CURSOS E SEDES

BOCAIUVA – apicultor (ensino fundamental I incompleto) e produtor de produtos apícolas (ensino fundamental II completo); CAPELINHA – assistente administrativo (ensino fundamental II completo); ESPINOSA – assistente administrativo (ensino fundamental II completo) e promotor de vendas (ensino fundamental II completo); GLAUCILÂNDIA – assistente administrativo (ensino fundamental II completo) e promotor de vendas (ensino fundamental II completo); GRÃO MOGOL – assistente administrativo ensino (ensino fundamental II completo);

E ainda: JANUÁRIA – agente de informações turísticas (ensino fundamental II completo) e cuidador de idoso (ensino fundamental II completo); JAPONVAR – assistente administrativo (ensino fundamental II completo) e promotor de vendas (ensino fundamental II completo); LAGOA SANTA – agente de limpeza e conservação (ensino fundamental I incompleto) e agricultor orgânico (ensino fundamental I incompleto); MANGA – assistente administrativo (ensino fundamental II completo); MIRABELA – assistente administrativo (ensino fundamental II completo) e promotor de vendas (ensino fundamental II completo) e MONTES CLAROS – programador de sistemas (ensino fundamental II completo) e agente de informações turísticas (ensino fundamental II completo).

SAIBA MAIS: acesse relação de polos, cursos, turmas e locais/turnos das atividades (PDF)

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco