Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (23/2), o novo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Universitário Clemente de Faria(HUCF). Na oportunidade, foram destacadas as diversas obras de reforma e de melhorias implementadas no Hospital, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O novo Serviço de Nutrição e Dietética foi instalado com recursos da Secretaria de Estado de Saúde, da ordem de R$ 650 mil, sendo R$ 450 mil em obras físicas e R$ 200 mil em equipamentos. Ocupando uma área de 700 metros quadrados, o serviço fornecerá alimentação para 172 pacientes internados e 70 acompanhantes, além de 600 servidores. Serão preparadas diariamente seis refeições, além de hidratação oral, fórmulas lácteas e dietas enterais.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, presidiu a solenidade de inauguração, que contou com a presença de autoridades, integrantes da gestão superior da universidade, diretores, médicos, servidores do HUCF e convidados. “Ao inaugurarmos o novo SND, estamos modernizando um dos setores mais importantes do Hospital Universitário Clemente de Faria”, afirmou o reitor.

SND eventoEle cumprimentou a equipe responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética, chefiada pela nutricionista Rosane Silveira Pereira Guimarães. “Mesmo com uma estrutura limitada, o SND do HUCF sempre forneceu uma alimentação de altíssimo nível. Agora, o serviço atinge um grau de qualidade ainda maior”, disse.

O professor João Canela salientou que o Hospital Universitário passa por uma série de melhorias de logística e de atendimento. Destacou que, graças ao apoio do Governo de Minas Gerais, a Unimontes redimensiona os projetos estruturantes e implementa novas obras no Campus Universitário. Mencionou como outro importante avanço a posse dos aprovados no Concurso Público para Professor e, com isso, atualmente, 75% do corpo docente da instituição é constituído por efetivos.

A relevância do SND também foi ressaltada pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza. “A saúde começa na cozinha. Os alimentos são a própria vida. Com a inauguração do novo SND, todos os internados no Hospital Universitário terão uma alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida”, destacou.

“MOMENTO DE TRANSFORMAÇÃO”

O superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, enfatizou que o Serviço de Nutrição e Dietética foi inaugurado num “momento de grande transformação do HUCF. “O nosso hospital recebe uma série de ações estruturantes”, disse o superintendente.

Ele citou como uma das ações a realização do Concurso Público, autorizado pelo Governo do Estado para a admissão de 100 médicos universitários para o HUCF. As inscrições podem ser feitas até 3 de março.

Ele lembrou que o Hospital Universitário recebe diversas obras de reforma e melhoria das clínicas, que vão resultar na melhor qualidade do atendimento aos pacientes internados e que recebem assistência gratuita, bancada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços estão orçados em R$ 1 milhão, financiados pelo Governo do Estado, por intermédio do Programa de Fortalecimento dos Hospitais do SUS (Pró-Hosp).

SND atendimentoOutra obra destacada pelo superintendente é a reforma da Maternidade e do Bloco Obstétrico do hospital, viabilizada com recursos da ordem de R$ 500 mil, do Programa Rede Cegonha, do Governo Federal. Ele salientou ainda que o Hospital Universitário Clemente de Faria terá reforço na estrutura de atendimento com equipamentos modernos doados pela Receita Federal, cuja entrega será feita nos próximos dias. Na instalação dos aparelhos, o HUCF contará com o apoio do Grupo Alfastar, do empresário Aloysio de Andrade Faria.

Durante o evento, a superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Afonso Guimarães Mendes, que representou o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, reconheceu a importância da atuação da Unimontes e do Hospital Universitário Clemente de Faria no desenvolvimento regional e na melhoria da saúde da população do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. “A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência Regional de Montes Claros, se coloca à disposição da Unimontes para ampliar as parcerias a favor da comunidade”, declarou.