A dinamarquesa Novo Nordisk reforça, mais uma vez, a sua condição de parceira cidadã da Universidade Estadual de Montes Claros. Nessa quinta-feira (18/3), a empresa oficializou a doação de 85 Máscaras de oxigênio “Goodcome” e 400 sondas de aspiração traqueal 14 para o Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Unimontes.

Máscaras e sondas doadas pela Novo Nordisk (Fotos: Ascom HUCF/Unimontes)

Os equipamentos atendem à demanda do HUCF no tratamento de pacientes que se recuperam da Covid-19 na unidade (UTI’s e leitos clínicos). Também foram entregues pela empresa à direção do Hospital mais 50 caixas do medicamento injetável Midazolam (anestésico).

“Toda contribuição à causa pública é bem-vinda, especialmente neste momento de pandemia, onde as estruturas de saúde têm funcionado acima do limite de infraestrutura, de pessoal e de insumos. Agradecemos imensamente à direção da Novo Nordisk pela sensibilidade em contribuir ainda mais no intenso combate à Covid-19 e que seja um exemplo a ser seguido”, considerou o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.

ANOS DE PARCERIA

Referência no tratamento de ponta do diabetes no mundo, a Novo Nordisk Produção Farmacêutica possui em Montes Claros a sua sede industrial no Brasil para a produção de insulina. É a maior fábrica do gênero na América Latin e tem sido uma grande parceira da Unimontes há vários anos.

Anestésicos doados ao HUCF

No próprio período de pandemia pelo Novo Coronavírus, a empresa foi determinante para o trabalho do Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS), ao doar o Maxwell RCS 48, um equipamento de última geração que permite a extração automatizada do RNA Viral nos testes de Covid-19 realizados pela Unimontes.

O investimento foi da ordem de R$ 249 mil e o equipamento atende, também, demandas de estudos e pesquisas dos programas de pós-graduação em Biotecnologia (PPGB) e de Ciências da Saúde (PPGCS).

Também foram repassados pelo grupo dinamarquês os insumos para os testes no LPS e equipamentos de proteção individual (EPI’s). A Novo Nordisk contribuiu também na capacitação de profissionais da Universidade e fez parte da rede Ser-Tão Solidário, de voluntários no apoio às unidades de saúde e casas de apoio nos meses iniciais da pandemia.

Recentemente, a empresa fez outras doações à Unimontes, como três equipamentos para os laboratórios que atendem ao PPGB e aos cursos áreas de Biologia: duas incubadoras e uma estufa para esterilização, além de um gabinetr de Biossegurança, um ultrafrezer e um espectofotômetro.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025