Cerca de 200 pessoas estão confirmadas para a edição 2018 do “Pedal da Saúde”, ação coletiva organizada pela Universidade Estadual de Montes Claros como parte da programação ao Novembro Azul, mês de campanha de conscientização ao tratamento e prevenção ao câncer de próstata. Será neste sábado (24/11), com concentração e café da manhã para os inscritos a partir das 7 horas, na portaria do Parque Sagarana (Avenida Pedro Álvares Cabral, Bairro Ibituruna).

Serão 50 quilômetros de trilhas em direção à comunidade de Buriti do Campo Santo, na zona rural de Montes Claros, com percurso inclusive em áreas de preservação para reforçar o apelo ambiental.

Já na comunidade, em ação organizada pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante, da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, um grupo formado por 30 acadêmicos dos cursos de Medicina, enfermagem e Educação Física – inclusive de ligas acadêmicas – fará o atendimento dos moradores, a partir das 8h30,

QUAIS ATENDIMENTOS

Toda ação será gratuita. O público terá acesso a testes do PSA (específico para avaliação da próstata), aferição de pressão arterial, teste glicemia, exames preventivos de câncer bucal e de pele e orientações sobre doenças cardiovasculares e o diabetes, tanto para adultos como para crianças e idosos. Os trabalhos se estenderão até as 12h30, na praça da comunidade, em frente à igrejinha.

O Novembro Azul organizado pela Unimontes teve início em 1º de novembro, com o atendimento de 2.020 pessoas, num trabalho coletivo de acadêmicos, professores e voluntários de diversos segmentos em praça no centro de Montes Claros. No dia 29/11, a partir das 14 horas, a Ação em Saúde será reeditada também numa parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia (FACIT) – e na Escola Estadual Simeão Ribeiro, no Bairro Santa Rita, no dia 31/11 – com a participação de cerca de 180 voluntários.

São parceiros a Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão, SAMU, Loja Maçônica Vigilantes do Norte, Hospital Universitário Clemente de Faria, Secretaria Municipal de Saúde, FACIT, Polícia Militar, Faculdades Prominas, Prefeitura de Montes Claros, Metrus JR – empresa júnior do curso de Engenharia Civil/Unimontes, Rádio Transamérica, Blog De Veneta e InterTV Grande Minas. Informações pelo telefone (38) 3229-8164 e e-mail cae@unimontes.br.