O Novembro Azul é o mês dedicado a conscientização e prevenção do câncer de próstata, no intuito de estimular os homens a cuidar da saúde e procurar um médico. Este é o tipo de câncer mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Nesse sentido, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),  promove um circuito de palestras com o tema “Saúde do homem: promoção e prevenção”.

As rodas de conversa contam a participação de vários médicos especialistas  que trazem novos conhecimentos sobre a doença e a importância dos homens  fazerem os exames necessários à prevenção. A conscientização é voltada para os colaboradores do hospital.

O urologista   Conrado Leonel Menezes,   um dos palestrantes do evento, ressalta que as rodas de conversa  desenvolvidas pelo HUCF ajudam na quebra de preconceitos. “As palestras fazem com que a informação chegue às pessoas, e assim, conscientizam a população que ir ao médico e procurar ajuda é a melhor saída, principalmente entre os homens, pois muitos acham que são super-heróis e que essas doenças não lhes acometem”, afirma o especialista.

De acordo com Conrado Menezes,  o homem deve ter um acompanhamento regular com o médico urologista, podendo começar na adolescência e continuar até a vida adulta. “O acompanhamento com o urologista pode começar desde a adolescência para a prevenção do câncer de próstata e de outras doenças. Para o câncer de próstata, os homens que não possuem fator de risco para a doença precisam ir ao médico aos 50 anos e quem possui fator de risco (raça negra ou histórico familiar) precisam ir a partir dos 45 anos”, ressalta. 

A coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) do HUCF, Mariza Alves Barbosa Teles,   uma das organizadoras do evento, relata a importância desses debates pelo sistema on-line. “Palestras dessa natureza são de grande relevância, porque possibilitam uma sensibilização da população em geral, e do público masculino em especial, sobre a importância da saúde do homem e do conhecimento de medidas de promoção da saúde e de prevenção de doenças facilmente evitáveis, como o câncer de próstata”, pondera.

Rafael Gomes Sousa, estagiário de Enfermagem no HUCF, avalia que a roda de conversa  pode diminuir o preconceito dos homens  quanto ao assunto. “As palestras  são muito proveitosas quanto à obtenção de conhecimentos. Penso que a informação tem o poder de minimizar o estigma e o preconceito. Ao explanar acerca das vantagens da consulta  e sobre os riscos que os homens se expõem em não se cuidarem, o urologista induz uma reflexão masculina”, finaliza.

Mais de 65 mil casos por ano

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, e a estimativa, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é da ocorrência de 65.840 casos no Brasil em 2020, com a ocorrência de cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no país, para cada ano do biênio 2018/2019 (Atlas de Mortalidade por Câncer SIM).

Ainda segundo o INCA, diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata no Brasil e  aproximadamente 3 milhões vivem com a doença

O câncer de próstata é o tipo doença cancerígena mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. A doença acomete, indivíduos mais velhos– cerca de 6 em cada 10 casos  são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

Serviço:

Programação Circuito de palestras do HUCF. Tema: “Saúde do homem: promoção e prevenção”.

12/11    10h – Dr. Conrado Leonel Menezes

12/11    20h – Dr. Sérgio Santos Rametta

16/11    11h – Dr. Pedro Henrique Guimarães

18/11    20h – Dr. Vinícius Figueiredo Carneiro

27/11    10h – Dr. Evaldo Jenner

27/11    17h – Dr. Gustavo F. Carneiro

Sintomas do câncer de próstata*
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga. O câncer de próstata, na fase inicial, não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

  • Estagiária de jornalismo sob supervisão da Ascom/Unimontes/HUCF

Relacionadas

Inscrições para disciplinas isoladas do PPGEO continuam abertas
Humberto Souto, doutor Honoris Causa, parceiro e grande benfeitor da Unimontes
HUCF Adquire Equipamento Inédito pelo SUS no Norte de Minas para Cirurgias de Alta Complexidade
Unimontes realiza mais uma edição do Projeto Unimontes Solidária
Retrato do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso
Reitor decreta luto oficial na Unimontes pelo falecimento do ex-governador Newton Cardoso
Unimontes divulga resultado do vestibular próprio nesta segunda-feira (03/02)