O uso das novas tecnologias aplicadas no ensino da matemática e da estatística é um dos assuntos da V Semana da Matemática e Estatística (Semaes), aberta na Universidade Estadual de Montes Claros , na manhã desta segunda-feira (23/09). O evento prossegue até esta terça-feira, com palestras, minicursos e oficinas, além de exposições de trabalhos e mesas-redondas.  A iniciativa é do departamento de Ciências Exatas, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET).

Ao presidir a abertura oficial, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede), o reitor João dos Reis Canela destacou o crescimento alcançado pela Unimontes diante dos avanços tecnológicos. “A Universidade já graduou quase 50 mil profissionais. Essas pessoas conseguiram dar uma nova visão ao Norte de Minas e aos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, assim também como ao Noroeste do estado”, afirmou.

Ele salientou que “a universidade é formada por pessoas que contam com a sensibilidade de construir um  mundo melhor. Neste contexto, está sendo promovida a Semana da Matemática e Estatística”.  A solenidade também contou com a presença da professora Rosina Rabelo Nuzzi Ribeiro, ex-diretora do CCET. 

O coordenador do evento, professor Nilson  Luiz Castelúcio Brito,  destacou que a Semana da Matemática e Estatística é promovida com o objetivo de criar “um espaço  de discussões de pessoas comprometidas em promover avanços em prol da inserção do Norte de Minas no cenário e no ritmo de crescimento que vem se estabelecendo no Brasil e no mundo”.  

Lembrou que o encontro é caracterizado por uma programação científica e pedagógica diversificada, com mostra da produção do conhecimento nas áreas envolvidas, experiências, bibliografias, materiais pedagógicos e instrucionais. Por sua vez, a chefe de departamento de Ciências Exatas, professora Janine  Freitas Mota, ressaltou que a iniciativa também promove uma reflexão sobre a prática nas áreas de matemática e  estatística.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ela abordou o tema “Educação e estatística: formação de profissionais na educação básica”.

As atividades terão continuidade nesta terça-feira, pela manhã (8 às 12 horas), com a “Mostra dos Materiais Didáticos”. Participam os professores Rosina Rabelo Nuzzi Ribeiro, Grazziela Nuzzi Ribeiro D ngelo e Sueli Durães Prates Eleutério.  Na programação também consta a palestra “Tecnologias do Ensino da Matemática’, que será proferida pelo professor João Bosco Laudares, às 16 horas. Está previsto para às 17 horas o lançamento do livro “Planos, Cilindros e Quádricas”, dos professores Janine Freitas Mota e João Bosco Laudares.

 

 

 

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia