A Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário Clemente de Faria (AVAHU) realiza nestas quinta-feira e sexta-feira (11 e 12/6), um bazar de roupas. O objetivo é angariar recursos para reforçar as ações sociais da entidade, em especial, a compra de produtos de higiene pessoal e de outros materiais distribuídos gratuitamente para os pacientes de baixa renda que estão internados no HUCF, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O bazar de roupas será realizado em espaço lateral ao Hospital, em frente à portaria 1 do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan), no horário das 8h às 16h. Serão expostas duas mil peças de roupas, cujos valores variam entre R$ 2,00 e R$ 5,00. As roupas do bazar também resultam de doações da comunidade em geral.

A presidente da AVAHU, Maria Darlene Machado da Fonseca, destaca a importância da participação da comunidade no bazar, promoção que visa à garantia do trabalho de assistência às pessoas internadas no Hospital Universitário. “Precisamos repor o estoque de fraldas infantis e geriátricas da Avahu e de produtos de higiene pessoal, como escovas e creme dental”, afirma Maria Darlene.

Ela lembra que parte da arrecadação também será destinada a projetos socioculturais do Hospital Universitário, que oferece atendimento gratuito bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Comprovadamente, boa parte dos pacientes, oriundos de Montes Claros e outros municípios do Norte de Minas, não têm recursos sequer para a aquisição de produtos de higiene pessoal ou um par de sandálias. Por isso, precisam do auxílio da Associação das Amigas voluntárias. A entidade foi fundada há 13 anos e colabora, de forma efetiva, com as ações de humanização do HUCF, contando com o apoio da direção e do corpo de servidores do hospital.

A vice-diretora da AVAHU, Maria Soledade de Oliveira Silva, que também foi uma das fundadoras da associação, ressalta que foram desempenhadas diversas ações bem-sucedidas ao longo de 13 anos. “Ajudamos na reforma da pediatria e construímos a tenda da saúde. Fizemos pequenas reformas no Hospital e instalamos bebedouros”, comenta Maria Soledade. Entre outros feitos, ela cita a doação de roupas, brinquedos e materiais para a ala da Pediatria e para a Escola Hospitalar do Projeto “Ciranda pela Vida” e os eventos promovidos nas datas comemorativas, que envolvem os pacientes e seus familiares.

Ainda por iniciativa das voluntárias – atualmente, 45 no total –, foram adquiridos aparelhos de TV para os setores de internação do Hospital. Outra ação de destaque é a doação de kits de roupas para os recém-nascidos da Maternidade Maria Barbosa, do HUCF.

A diretoria da AVAHU destaca a importância da participação da comunidade em relação aos pacientes mais necessitados do Hospital Universitário. As pessoas podem fazer doações de roupas, calçados, acessórios, bijuterias e brinquedos. Para doar, os interessados deverão entrar em contato com a Associação das Amigas Voluntárias do Hospital, pelo telefone: (38) 3224-8289.

Bazar AVAHU
Dias 11 e 12 de junho