A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai entregar à comunidade acadêmica, em breve, o Centro de Pesquisa em Ciências Humanas, construído no campus-sede. A previsão é que o prédio venha ser concluído até o final deste ano. Outras obras de infraestrutura da Unimontes também estão em fase de acabamento e serão entregues à comunidade nos próximos meses, assegurando a melhoria das atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços.

Orçada em R$ 1,4 milhão, a construção do Centro de Pesquisa em Ciências Humanas foi viabilizada com recursos liberados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a partir de demandas apresentadas pelos professores, pesquisadores e acadêmicos. O prédio contará com espaços múltiplos destinados às atividades docentes e de pesquisas dos mestrados em Desenvolvimento Social, Geografia, História, Letras e outros programas de pós-graduação Stricto sensu da área de Ciências Humanas em fase de implantação.

Com três pavimentos, totalizando 1.047,40 m² de área construída, o edifício foi erguido em terreno situado ao lado da Avenida Mário Ribeiro, próximo ao Restaurante Universitário. Ao lado do mesmo terreno, será construído pela universidade um complexo de salas de aulas. O Centro de Pesquisa em Ciências Humanas abrigará os laboratórios de “Pesquisa em Literatura”, “Tratamento de Documentos”, “Metodologia de Pesquisa Qualitativa”, “Obras Raras” e “Produção e Controle de Dados”.

CENTRO TECNOLÓGICO

Em breve, a Universidade Estadual de Montes Claros também entregará à comunidade acadêmica a 1ª etapa do Centro Tecnológico, voltado para o atendimento das demandas dos cursos de engenharia e da área de ciências tecnológicas, fomentando o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa no âmbito da instituição.

As obras físicas estão orçadas em R$ 1,2 milhão liberados pelo Governo do Estado. Serão investidos outros R$ 1,5 milhão, assegurados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), para equipamentos, laboratórios e serviços complementares.

Com o total de 1.934 m², o Centro Tecnológico está sendo construído no  campus-sede ao lado do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício. A primeira etapa corresponde ao primeiro pavimento (644 m²), que terá cinco laboratórios: de Saneamento, Solos e Materiais de Construção, Transporte, Hidráulica e de Estruturas. Conforme o projeto completo, o prédio terá três pavimentos totalizando 15 laboratórios.

Pesquisas CHAté o final deste ano, a comunidade poderá dispor da primeira etapa das obras do auditório/teatro, que está em construção no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. O espaço terá capacidade para 750 pessoas sentadas. Deverão ser concluídas até dezembro as obras físicas e estruturais, incluindo palco e iluminação. O empreendimento vai atender uma antiga demanda da comunidade acadêmica, especialmente dos professores e alunos do curso de Artes.

O prédio terá 1.934 metros quadrados de área construída. A primeira etapa está orçada em R$ 1,8 milhão – recursos liberados pelo Governo do Estado. O custo total previsto para o empreendimento é de R$ 4,7 milhões.

Os serviços da segunda etapa, que correspondem às cadeiras, isolamento acústico de som, sistema de refrigeração e parte da infraestrutura de equipamentos, serão concluídos em 2015.

LABORATÓRIOS DE BIOLOGIA

Também no campus-sede estão em fase de conclusão as obras de reforma e melhorias dos Laboratórios de Biologia. Já foram realizados os serviços de drenagem e melhoria da infraestrutura logística dos laboratórios, que terão mais espaço para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. Estão em execução os serviços de reforma das instalações sanitárias dos laboratórios, que serão concluídas até o final do ano.

Outra obra em fase de acabamento é a ampliação do almoxarifado central do campus-sede, que será praticamente dobrado, passando de 286,6 m² para 552,56 m². A ampliação visa o atendimento à própria demanda de crescimento da universidade.

MELHORIAS EM JANAÚBA

A Unimontes implementa uma série de obras de melhorias estruturais no Campus de Janaúba, que conta com cerca de 700 acadêmicos matriculados nos cursos de graduação em Agronomia, Pedagogia e Zootecnia e nos programas de pós-graduação Stricto sensu em Ciências Agrárias – Produção Vegetal no Semiárido – e Zootecnia. Entre outras obras executadas naquela unidade estão a reforma do prédio administrativo, ampliação do sistema de abastecimento de água, reforma do telhado da biblioteca, cercamento da fazenda experimental, interligação dos prédios com cabos de fibra ótica e melhoria da rede elétrica.