“Uma das forças do Hospital Universitário Clemente de Faria é o seu corpo clínico e temos a satisfação de tê-los como médicos efetivos da nossa instituição. Desejo que  vocês tenham o firme propósito de construir um hospital e uma Universidade mais forte e humana para todos nós, com vigor e alegria no exercício da medicina”. A afirmaçao foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, durante solenidade de posse de 53 profissionais aprovados no concurso  publico para  médicos do HUCF, na manhã desta sexta-feira (21/10), no auditório do prédio 6 do campus-sede.

Em 29 de setembro último, o governador Fernando Pimentel assinou os atos de nomeação  de 66 aprovados no concurso realizado no ano passado. O certame  foi promovido, visando o preenchimento de 100 vagas das diversas especialidades médicas. A expectativa é que em breve sejam nomeados outros 34 aprovados.

O processo foi o primeiro concurso para o cargo de médico do HUCF,  que oferece atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).   60% dos profissionais empossados vão atuar no setor de emergência e urgência, assegurando  mais agilidade e  melhoria na assistência à saude da população.

DSC 0174

Reitor e vice-reitor da Unimontes durante assinatura do termo de posse dos novos médicos

O reitor destacou   que, desde 2011, a Unimontes iniciou os esforços para realizar o concurso publico para médico do HUCF,  por intermédio de comissão especial e de profissionais vinculados ao hospital. “Ressalto aqui a ação dinâmica da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças e da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e ao Governo de Minas Gerais. A viabilização do processo seletivo só foi possível com o envolvimento coletivo”, enfatizou.

Para o vice-reitor da Universidade, professor Antonio Alvimar Souza, a Instituição fica ainda mais fortalecida com a chegada de médicos efetivos no HUCF. “Temos o privilégio de sermos uma geração pioneira, com novas perspectivas, com sangue novo na veia, que traz esperança para o futuro. Embora a tarefa que lhes caberá seja árdua, com enfrentamento de muitas dificuldades, a chegada de novos profissionais médicos traz esse alento com a perspectiva de querer enfrentar dificuldades”. 

Também presidente da Comissão de Ética da Unimontes, o professor Antonio Alvimar enalteceu a humanização nas ações de saúde e atendimento. “ sejam sempre profissionais éticos, zelosos e humanos. Procurem fazer do ambiente de trabalho um ambiente saudável com foco na boa assistência”, disse. 

Confira:

 

Maria_Luiza_Fernando_e_Helena.jpg

Maria Luiza, Fernando e Helena (Foto: Anthony Juliano)

UMA NOVA FASE

Para o Superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima, com a posse dos médicos aprovados o único hospital 100% SUS da região entra para uma nova fase. “Testemunhamos aqui hoje um momento histórico. O HUCF recebe médicos com vinculo efetivo e assim vamos amenizando situações de instabilidade funcional. Teremos um corpo clinico estruturado, atendendo ás expectativas da sociedade não somente na assistência médica, mas também na formação de recursos humanos para a saúde”, afirmou. “A meta é fazer o Hospital Universitario cada vez melhor”, assegurou o superintendente.  

DEPOIMENTOS 

A  anestesista Maria Luiza Versiane de Sena vive um momento especial. Além de ter sido aprovada e nomeada no concurso publico do HUCF, acaba de se tornar mãe. Ela compareceu para assinar o ato de posse com a filha Helena Versiane Guimarães de Carvalho, com apenas oito dias de vida, contando com a companhia do marido, o radiologista Fernando Henrique Guimarães de Carvalho.  “Realmente foi uma feliz coincidência. A minha expectativa é de trabalhar mais ainda pela melhoria da saúde da população”, disse Maria Luiza.

Ricardo_Turano_Mota_e_Juliana_Bastos_Mineiro_de_Souza.jpeg

Ricardo Turano Mota e Juliana Bastos Mineiro de Souza (Foto: Anthony Juliano)

Aprovado no concurso para vaga na especialidade de cirurgia torácica,  o médico Rafael Turano Mota salientou que sua expectativa é de trabalhar com mais segurança. “Não só teremos a estabilidade funcional, como também condições para atender os pacientes com mais tranquilidade”, observou. Na mesma linha,a especialista Juliana Bastos Mineiro de Souza Amaral (da área de Oftalmologia) disse que espera contar com a melhoria da estrutura do serviço. “O meu objetivo é atuar também na área de pesquisa”, acrescentou.

 A médica Joaquina Inez Soares Rocha Costa, da área de cirurgia vascular, revelou que desde que foi diplomada, se interessou em fazer parte do corpo clinico do Hospital Universitário. “Eu sempre quis entrar para o HUCF de forma digna  legítima, pelo concurso publico”, assinalou a médica. “A minha expectativa é de melhoria. Também quero fazer curso de mestrado na área de saúde”,  informou Joaquina Inez.

Joaquina_Inez_Soares_Rocha_Costa.jpeg

Joaquina Inez Soares Rocha Costa (Foto: Anthony Juliano)

“O meu desejo é de que possamos prestar um serviço cada vez melhor”, declarou  Carlos Maurício Dutra Mourão, empossado no HUCF para a especialidade de Ortopedia e Traumatologia. A mesma expectativa anima a  médica Cristiane Gonçalves Cordeiro, graduada pela Unimontes e aprovada para a área de  Otorrinolaringologia. “Para mim, uma honra e satisfação retornar e contribuir com à instituição. Minha expectativa é prestar um bom atendimento médico à população”,disse Cristiane. 

 

 

 

TAGS:DDRH

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia