Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de inglês do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras da Unimontes (NucLi-IsF/Unimontes). São 150 vagas em cinco cursos diferentes, como preparatório para “Test of English as a Foreign Language” (TOEFL), conversação e redação no idioma da Grã-Bretanha e Estados Unidos. A previsão é para início das aulas em 19 de fevereiro, no campus sede.

Podem participar acadêmicos, professores e servidores da Universidade. As aulas ocorrem ao final dos turnos matutino e vespertino para facilitar a participação de toda a comunidade acadêmica.

As inscrições podem ser feitas na plataforma “My English Online (MEO)” em http://isfaluno.mec.gov.br/. Vale lembrar que as inscrições para os cursos presenciais desta edição encerram-se ao meio-dia do dia 1º de fevereiro. É importante lembrar, ainda, que entre o primeiro acesso à plataforma e a inscrição pode haver intervalo de até três dias.

O “MEO” é o curso de inglês on-line do Programa Idiomas sem Fronteiras, de nível internacional, também aberto a todos os estudantes e servidores da Unimontes.

“A expectativa do NucLi-IsF é que, em breve, os certificados sejam utilizados tanto para obtenção de créditos em atividades complementares da graduação e pós-graduação como também na avaliação de desempenho dos servidores da Unimontes”, explica a diretora do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Institucional (NIC), professora Maria ngela Figueiredo

Requisitos

Para se inscrever nos cursos oferecidos no campus-sede da Unimontes, o interessado deve estar cursando ou ter concluído os níveis 3-4 do MEO ou ter obtido entre 337 a 459 pontos no TOEFL ITP. A seleção para os cursos de inglês, de nível intermediário e avançado, é feita automaticamente pela plataforma IsF.

A diretora do NIC chama a atenção para “quem ainda não fez TOEFL ou ainda não está no MEO pode inscrever-se realizando o curso e atividade conforme conveniência de dias e horários”. Ao se cadastrar, o candidato faz um teste de nivelamento on-line, individual e sem consulta, que o classificará em um dos 5 níveis do curso. O uso de auxílio nesse teste pode inserir o interessado em um nível inadequado; o teste de nivelamento pode ser realizado apenas uma vez.

Internacionalização

Em 2017, a Unimontes participou de edital público do MEC/CAPES/SESu, tendo sido uma das 22 universidades estaduais credenciadas como Núcleo de Língua do Programa IsF.

O ensino de línguas estrangeiras financiado pelo Ministério da Educação/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do IsF, faz parte do programa de internacionalização das universidades brasileiras, que promove o intercâmbio de experiências de ensino e pesquisa através da mobilidade internacional.

Outras informações pelo e-mail isf@unimontes.br ou pelo telefone (38) 3229-8067, de 12h às-18h.