Com a participação dos setores vinculados às temáticas, a Universidade Estadual de Montes Claros analisará a possibilidade de parceria, com a Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), para promover uma ação coletiva de reconhecimento aos trabalhos escolares que envolvam sustentabilidade, valores humanos, cidadania e empreendedorismo. A proposta foi apresentada pelo novo presidente da Avams, Anderson César Nogueira, vereador no município de Manga (Norte de Minas), em visita de cortesia ao reitor em exercício da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, na última semana (25/1), no campus-sede.

O Prêmio “Cidadania e Cultura Empreendedora” seria restrito às escolas públicas das redes municipal e estadual do Norte de Minas. De acordo com o professor Antonio Alvimar, a Unimontes promoverá reuniões internas para analisar a proposta e elaborar os procedimentos mais viáveis para colocá-la em prática. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) será outro parceiro, de acordo com a direção da Avams.

A análise, segundo o reitor em exercício, envolverá o Serviço de Assistência Jurídica (S.A.J.) e o Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (S.A.J. Itinerante), Empresa Júnior Unimontes (EJU), Pró-Reitoria de Extensão, coordenação dos cursos de Artes Visuais, de Teatro e de Música e, ainda a chefia de Departamento de Artes e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Unimontes).

“Será preciso definir denominadores para levar a proposta adiante, mas o nosso interesse é muito grande em reforçar a promoção de ações como esta, que ofereçam aos estudantes e professores a possibilidade de se desenvolverem como cidadãos”, observa o professor Antonio Alvimar.

A Avams tem jurisdição para 86 municípios da região, mas atualmente conta com 17 câmaras adimplentes. Segundo Anderson, egresso do curso de História da Unimontes, antes de qualquer ação institucional, será preciso ampliar este número para “fidelizar as novas propostas, em especial, aquelas voltadas ao desenvolvimento humano”.