Os avanços conquistados pela Universidade Estadual de Montes Claros na pós-graduação Stricto sensusão demonstrados na mais importante avaliação do país. Quatro programas institucionais obtiveram a manutenção do conceito 4 – considerados bom – no sistema que avalia a Pós-Graduação do Brasil, realizado a cada quatro anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC).

Conforme a CAPES, uma das cinco mais respeitadas agências de avaliação e acompanhamento da pós-graduação mundial, os programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (mestrado e doutorado), de Produção Vegetal no Semiárido (mestrado e doutorado), de Cuidado Primário em Saúde (mestrado) e o mestrado profissional em Letras (PROFLetras) mantiveram o conceito 4.

Nestes quatro programas de pós-graduação, a Unimontes registra, até julho de 2017, a defesa de 508 dissertações/teses.

Segundo explica o pró-reitora adjunta de Pós-graduação da Unimontes, professora Juliane Leire Ferreira, a avaliação da CAPES tem como critérios principais, a produção intelectual docente e discente de cada curso de mestrado/doutorado, a partir de publicações – indexadas e com importante impactos nacionais e internacionais. “A qualidade das dissertações e teses são imprescindíveis nesta verificação da CAPES”, explica.

Outro ponto analisado é a formação e treinamento diversificado do corpo docente e, também, a inserção social que o mestrado/doutorado propõe, a começar pela representação que o programa possui em sua região e como contribui para a modificação dos mais diversos indicadores (social, econômico, desenvolvimento humano, educacional, dentre outros).

DESENVOLVIMENTO SOCIAL (PPGDS)

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS/Unimontes) foi o primeiro mestrado institucional implantado pela Unimontes, em 2004. Nestes 13 anos de atividades, já foram titulados 212 mestres. O PPGDS mantém intercâmbio e colaborações com as Universidades Nova de Lisboa (Portugal), Kassel (Alemanha), Fribourg (Suíça) e a Universidade de Barcelona (Espanha).

Em 2015, foi implantado o doutorado próprio na área de Desenvolvimento Social. O programa oferece a área de concentração em “Desenvolvimento Social” organizada em duas linhas de pesquisa “Movimentos Sociais, Identidades e Territorialidades” e “Relações Socioeconômicas e Estado”.

Atualmente, o Programa conta com 32 alunos regulares no mestrado e 20 no doutorado nesta área. As primeiras defesas de tese acontecerão em 2018. Dentre vários eventos acadêmicos e científicos, a Unimontes é uma das coorganizadoras do Colóquio Internacional em Desenvolvimento Social, um dos principais eventos para divulgar a produção de pesquisas.

PRODUÇÃO VEGETAL NO SEMIÁRIDO

No campus de Janaúba, a Unimontes oferece os cursos de mestrado e doutorado em Produção Vegetal no Semiárido. O Programa existe desde 2006 e tem como principal objetivo promover ações efetivas de ensino e pesquisa que possam impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico na qualificação de profissionais e, ao mesmo tempo, contribuindo com a melhoria da produção agrícola em nível regional.

No mestrado, o curso já titulou 167 mestres e atualmente conta com 25 alunos. No doutorado, são 34 alunos e as defesas de tese acontecem a partir de 2018. O Programa conta com duas linhas de pesquisa: “Produção e Manejo de Fruteiras” e “Produção e Manejo de Grandes Culturas Olerícolas”.

MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)

Ministrado em rede, sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras) envolve 39 instituições de ensino superior públicas, entre as quais a Unimontes. O público-alvo é dirigido, com docentes egressos de cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa, que pertencem ao quadro permanente da rede pública e que estão lecionando língua portuguesa no ensino fundamental (1º ao 9º ano).

A turma atual conta com 40 alunos e, no primeiro ciclo do mestrado foram defendidas 41 dissertações. O Programa tem uma única área de concentração: “Linguagens e Letramentos” e duas linhas de pesquisa: “Teorias da Linguagem e Ensino” e “Leitura e Produção Textual: Diversidade Social e Práticas Docentes”.

MESTRADO PROFISSIONAL EM CUIDADO PRIMÁRIO EM SAÚDE

O Mestrado Profissional em Cuidado Primário em Saúde foi um dos pioneiros da área a ser implantado no Brasil. Criado em 2006, tem por finalidade propiciar a formação de profissionais capacitados para aprofundar o conhecimento em suas áreas de trabalho, com desempenho diferenciado para assistência e educação permanente na área da saúde, potencial para desenvolvimento de pesquisa e novas tecnologias aplicáveis na gestão e na atenção primária. Neste período, foram defendidas 88 dissertações.