“As notas máximas alcançadas pelos alunos da Unimontes na avaliação do Enade, divulgadas no último dia 7, traduzem o quanto a universidade, mantendo elevado nível de qualidade, contribui com a formação destes profissionais”. A avaliação é do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, ao comemorar o resultado obtido pela instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cujo resultado relativo a 2012 foi divulgado na última segunda-feira (07/10), pelo Ministério da Educação.

Os cursos da Unimontes avaliados – Administração, Direito, Ciências Contábeis (Montes Claros e Salinas) e Ciências Econômicas – conquistaram notas máximas (4 e 5). O Enade foi aplicado em novembro do ano passado e 288 alunos da instituição realizaram as provas, todos concluintes dos referidos cursos. Nesta edição, em todo o País, participaram 536 mil estudantes de 7.228 cursos de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas (bacharelado) de 1.646 instituições.

Entre os melhores de Minas

ReitorJRC destaqueEntre as instituições mineiras públicas e privadas, o MEC avaliou 184 cursos de Administração e apenas 13 deles alcançaram a nota 5. Em Minas Gerais, apenas a Unimontes e outras três instituições alcançaram o conceito máximo (5) na área de Direito, sendo que foram avaliados 127 cursos no Estado.

Os dois cursos de Ciências Contábeis da Unimontes, ministrados em Montes Claros e Salinas, também aparecem no topo da lista entre os melhores do Estado. Dos 87 avaliados em Minas, 27 conquistaram notas máximas.

No campo de Ciências Econômicas, 17 cursos participaram do último Enade. Desses, apenas sete em Minas alcançaram notas entre 4 e 5, entre eles a graduação da Unimontes, que recebeu a nota 4.

vicereitoraivete destaque“Os bons conceitos obtidos comprovam o compromisso da universidade com a melhoria da graduação. Soma-se a este esforço a busca por melhorias na infraestrutura, acervo bibliográfico e na capacitação docente”, avalia a vice-reitora, professora Maria Ivete Soares de Almeida.

DEZEMBRO

Sobre os ranqueamentos estadual e nacional dos cursos, o comparativo só pode ser feito a partir da divulgação do CPC (Conceito Preliminar de Curso), que será disponibilizado somente no dia 4 de dezembro. Da mesma forma, será apresentado pelo Ministério da Educação o IGC (Índice Geral de Cursos) das instituições de ensino superior (IES), que considera a qualificação/titulação do corpo docente e a infraestrutura da universidade, faculdade, instituto ou centro de ensino que tiveram curso (s) avaliado (s) pelo Enade/2012.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia