Com a proposta de melhorar e humanizar a assistência prestada aos pacientes da região de abrangência da Unimontes, o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) inaugura, na próxima terça-feira (dia 29 de maio), uma série de obras estruturantes para os serviços de saúde oferecidos pela unidade. O evento faz parte das comemorações institucionais pelos 56 anos da Universidade Estadual de Montes Claros.

Os recursos, viabilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Grupo Alfastar Participações, do empresário Aloysio de Andrade Faria, contemplam diversos serviços, entre os quais as clínicas Médica e de Saúde Mental, Bloco Administrativo e o elevador porta-maca.

O superintendente do HUCF, Otávio Braga, destaca a importância desses serviços essenciais para a instituição. “O HU, como hospital de ensino, com atendimento genuinamente público – 100% via SUS –, é uma das principais unidades de saúde da região. Em parceria com o Governo do Estado e o Grupo Alfastar, a atual gestão investe, de forma contínua, em diversos serviços voltados para a melhoria da assistência à saúde oferecida à população, com alto nível de excelência”, afirma.

SERVIÇOS

Predio Caetan1Uma das obras que serão entregues à comunidade é a instalação e funcionamento do elevador panorâmico porta-maca, considerado como estratégico para as ações no Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN), que funciona em anexo ao HUCF. O equipamento alia conforto, modernidade e agilidade aos serviços do hospital.

Dentre os benefícios está a melhoria das condições de acessibilidade ao prédio do Caetan, pois, até então, a estrutura de elevadores não comportava o transporte de pacientes em macas. Os recursos para execução da obra do elevador porta-maca são do Governo do Estado, com investimentos da ordem de R$1.920.000.

Outro serviço viabilizado nas novas intervenções no HUCF é a Clínica de Saúde Mental, que passou por completa revitalização, o que disponibiliza aos pacientes psiquiátricos uma ala totalmente nova, com 12 leitos, adequada às necessidades dos usuários em tratamento. O setor conta com consultórios, enfermarias femininas e masculinas, corredores e ambiente específico para lazer, benefícios que vão garantir conforto e segurança ao atendimento prestado. Os recursos investidos são oriundos do Governo do Estado, com investimentos da ordem de R$ 377.000,00.

A clínica médica também passou por revitalização, que contemplou a substituição do piso antigo (instalação de porcelanato), troca da rede de gases medicinais, instalação de forro de gesso no teto, além de revestimento e pintura das paredes internas. As intervenções agregaram modernidade e segurança aos pacientes, acompanhantes e servidores. Os recursos na execução da obra são do Governo do Estado, com investimentos da ordem de R$ 944.639,76.

Na oportunidade, outras obras já concluídas também serão apresentadas. São elas o Bloco Administrativo, prédio que concentra as diretorias, assessorias e demais setores estratégicos, serviço executado com recursos do Governo do Estado no valor de R$3.680.000,00, a UTI Adulto e Clínica Cirúrgica, com 10 e 25 leitos, respectivamente, viabilizadas a partir de doação do Grupo Alfastar Participações, com investimentos de R$ 3.850.000,00.

Haverá, ainda, uma solenidade de homenagem ao médico e professor Robson Vieira Porto (in memoriam), que dará nome ao auditório “Sabedoria e Humildade”. Como docente, ele foi um dos pioneiros da antiga Faculdade de Medicina e atuou como diretor administrativo do próprio HUCF, nos anos 90, chefe de departamento do curso medico e diretor da antiga Famed. A homenagem foi aprovada em resolução do Conselho Universitário (Consu).

Para o próximo semestre, está prevista a montagem do novo tomógrafo, equipamento de última geração, que contribuirá com a modernização do parque tecnológico e na atualização do serviço de diagnóstico por imagem. Outras obras estruturantes incluem a conclusão da reforma da maternidade Maria Barbosa e do bloco obstétrico, reforma da farmácia do HU, de telhados e do bloco antigo de enfermarias.