Foi aberto nessa quinta-feira (20/10) à noite, no Salão de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o XIII Seminário Norte-mineiro de Contabilidade, que prossegue durante todo o dia desta sexta-feira, com o tema central “o atual cenário da contabilidade e a gestão de negócios”. A adoção das normas internacionais da contabilidade (IFRS) foi o assunto discutido no primeiro dia do evento.

O seminário é promovido pelo Departamento de Ciências Contábeis da Unimontes, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MG) e o Sindicato dos Contabilistas do Norte de Minas (Sindcont). A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela, com as presenças da conselheira do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Rosa Maria Abreu Barros – representando o presidente do CRC-MG, Walter Roosevelt Coutinho; o presidente do Sindcont, Jairo Marques Lopes Bahia; o chefe do departamento de Ciências Contábeis, Edenilson Durães Oliveira; o diretor da Federação dos Contadores de Minas Gerais (Fecon-MG), Urias Batista Freitas; e o delegado da Receita Federal em Montes Claros, Gilmar da Silva Medeiros.

Também participou o ex-reitor da Unimontes (período de 2002 a 2010), Paulo César Gonçalves de Almeida. Ele recebeu homenagem especial do Departamento de Ciências Contábeis, ao qual pertence.

Ex-reitor Paulo César homenageadoO reitor João dos Reis Canela cumprimentou a organização do encontro, ressaltando a atuação dos professores e alunos do curso de Ciências Contábeis. Ele destacou também a importância da contabilidade como “uma ciência pragmática, de grande importância para a sociedade”.

Na oportunidade, a professora Jaqueline Aparecida Batista de Andrade, que é conselheira do CRC-MG, destacou o apoio do ex-reitor à área de Ciências Contábeis na Unimontes, lembrando que ele foi um dos idealizadores do Seminário Norte-mineiro de Contabilidade. “Neste ano, chegamos à 13ª edição, mas a área contábil cresceu tanto na região que em 2012 teremos o nosso 1º Congresso de Ciências Contábeis”, anunciou.

O ex-reitor Paulo César de Almeida agradeceu a homenagem, reiterando o seu orgulho de ser professor e profissional da área contábil.

IMPORTNCIA PARA O SETOR PÚBLICO

O professor João Canela ressaltou que a contabilidade tem grande importância no setor público, sendo exigido dos gestores a competência para a aplicação correta dos recursos e a busca do equilíbrio financeiro. “Nessa questão, devemos destacar a atuação do governador Antonio Anastasia, que sempre se despontou como um grande gestor. Ele tem uma capacidade extraordinária para encarar a realidade, adotando medidas necessárias para assegurar o equilíbrio financeiro do Estado, de forma muito responsável”, afirmou João Canela.

Reitor João Canela durante seminárioO reitor também enalteceu o momento de crescimento vivido pela Unimontes, que vai comemorar 50 anos de ensino superior público no Norte de Minas em 2012. “A Universidade Estadual de Montes Claros amplia suas ações, sintonizando suas metas com as diretrizes do Governo do Estado”, observou.

NORMAS INTERNACIONAIS

A palestra de abertura do Seminário foi proferida pelo professor Fábio Moraes da Costa, da Fundação Capixaba de Pesquisa (Fucape). Ele abordou o tema “IFRS e a Formação do Novo Profissional Contábil”. Ele enfatizou como os profissionais do setor devem trabalhar diante das IFRS.

A sigla, derivada da língua inglesa, significa “International Financial Reporting Standards” que pode ser traduzida como um padrão internacional para relatórios de finanças. Basicamente, IFRS é o conjunto de normas que seguem um padrão internacional com o objetivo de garantir uma metodologia que possa ser entendida de forma mais clara, facilitando a análise do empreendimento em âmbito mundial.