O acesso aos laboratórios para realização de procedimentos é autorizado a pessoal treinado. Os usuários devem ser aprovados em prova teóricas de biossegurança e conhecimentos específicos, disponíveis em:

Os usuários devem seguir todas as regulamentações e diretrizes locais, nacionais e internacionais aplicáveis à biossegurança.

• – Lavar as mãos antes e depois de manipular materiais biológicos e sempre que se retirarem as luvas.
  • – Uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual): Utilizar jalecos, luvas, toucas, óculos de proteção e máscaras apropriadas para evitar a exposição a agentes biológicos e químicos.
  • – Descontaminar superfícies de trabalho e equipamentos regularmente com desinfetantes apropriados no início e término dos procedimentos.
  • – Segregar e eliminar resíduos biológicos de forma adequada, se necessário, utilizar autoclaves para descontaminação de resíduos antes do descarte.
  • – É proibido o uso de computadores pessoais em áreas de manipulação de agentes biológicos.
  • – Computadores dedicados para trabalho laboratorial devem ser utilizados em áreas designadas, onde podem ser adequadamente descontaminados.
  • – Não é permitido consumir, preparar ou armazenar alimentos e bebidas em áreas técnicas e laboratórios onde são manipulados agentes biológicos ou químicos.
  • – Procedimentos Padrão de Operação (POPs) e Protocolos: Estabelecer e seguir procedimentos operacionais padrão e protocolos para todas as atividades laboratoriais.
  • – Rotular claramente todos os agentes biológicos e produtos químicos, armazenando-os de forma segura e adequada.
  • – Em caso de exposição acidental e outros incidentes seguir o fluxo afixado no primeiro andar (Laboratório Multiusuário Citomol).
  • – O uso de luvas não dispensa a lavagem das mãos antes e após o contato que envolvam mucosas, sangue ou outros fluidos corporais, secreções ou excreções.
  • – Não fazer higiene bucal, barba ou maquiar-se nas áreas técnicas.
  • – Não roer unhas nas áreas técnicas.
  • – Guardar artigos de uso pessoal somente em locais apropriados, nunca nas áreas técnicas.
  • – Luvas são consideradas potencialmente contaminadas. Portanto, evite usá-las em situações como: atender ao telefone, abrir portas ou armários e quando necessário se ausentar das áreas técnicas.
  • – Sempre fazer leitura da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico), antes do manuseio de produtos químicos, disponíveis no computador da recepção do Instituto de Pesquisa em Saúde.
  • – Não manipular materiais potencialmente patogênicos se houver com alguma lesão exposta.
  • – Os cabelos médios e longos deverão estar permanentemente presos.
  • – É vedado o ato de fumar, o uso de adornos, o manuseio de lentes de contato e o uso de calçados abertos nos postos de trabalho. Considera como adorno: brinco, broche, “pircing” exposto, aliança, anel, pulseira, bracelete, colar, gravata, lenço, erchape, cachecol, tiara, chapéu, boné, relógio de uso pessoal e outros.
  • – Não utilizar equipamentos de som alheios às atividades do setor nos locais de trabalho, nem mesmo utilizando fones de ouvido.
  • – Não utilizar fones de ouvido durante o horário de trabalho, já que as chances de erro aumentam.
  • – Evitar utilizar aparelhos eletrônicos nos locais de trabalho, a não ser em caso de urgências. Nesse caso, estando em área técnica, retirar o EPI para manuseio do aparelho.
  • – Ao identificar aparelho equipamento/quebrado ou com problema em seu funcionamento, comunique imediatamente ao chefe do setor para que o reparo seja providenciado.
  • – Comunicar a Coordenação toda situação que possa colocar em risco a saúde /segurança dos usuários do Instituto de Pesquisa em Saúde.
  • – O material biológico deve ser transportado em embalagens próprias para esse fim.
  • – Ter a máxima atenção durante a realização de procedimentos com material perfurocortante.
  • – As agulhas não devem reencapadas, retiradas da seringa com as mãos, quebradas ou entortadas ao serem descartadas.
  • – Os coletores específicos para descarte de material perfuro cortante não deve dever ser preenchidos acima do limite máximo.
  • – Não utilizar salas de experimentação para outros fins que divergem de sua finalidade.
  • – Para realização de procedimentos, deve-se fazer o agendamento prévio da sala/área específica.
  • – O aceso ao armário de chave do Instituo de Pesquisa em Saúde (primeiro andar) é exclusivo de servidores/técnicos.
  • – Evidenciar em caderno de registro próprio o horário de recebimento e entrega das chaves das salas/áreas.
  • – Ao término da utilização das salas/áreas, deve-se desligar todos aparelhos e iluminação interna.
  • – É proibido afixar recados/lembretes/etiquetas em salas/equipamentos sem autorização prévia do Instituto, que deve ser feita via email institucional.
  • – Os equipamentos doados, alocados ou cedidos ao Instituto de Pesquisa em Saúde passam a ser de uso comum e geridos pela Coordenação.

A não obediência às normas estabelecidas pelo Instituto de Pesquisa é cabível das seguintes penalizações: advertência verbal, advertência escrita, suspensão temporária das atividades  e suspensão definitiva das atividades.

Seguir estas diretrizes é crucial para minimizar riscos e garantir um ambiente de trabalho seguro para todos os envolvidos.