Portaria de nomeação foi assinado pelo reitor após consulta à comunidade acadêmica

Foram nomeados pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, os diretores de centro de ensino da instituição para a gestão abril/2023 a abril/2027. A nomeação foi feita por meio de portaria, assinada após a consulta acadêmica realizada no dia 4 de abril.

Houve as nomeações dos professores Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, que substituiu a professora Nair Amélia Prates Barreto na direção do Centro de Ciência Biológicas e da Saúde (CCBS); e José Augusto dos Santos Neto, diretoria do Centro Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), sucedendo ao professor Guilherme Barbosa Vilela. Eles já assumiram a função.

No Centro de Ciências Humanas (CCH) o professor Jânio Marques Dias assumiu para o segundo mandato à frente da unidade. A professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo foi nomeada para a direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), substituindo a professora Maria Ângela de Figueiredo Braga.

Coordenada pela Comissão Eleitoral da Unimontes, a consulta acadêmica para a escolha dos diretores de centros contou com a participação dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos vinculados às unidades de ensino. Seguindo as regras estabelecidas, o resultado da votação foi homologado pelo Conselho Universitário (Consu) e encaminhado ao reitor da universidade para a assinatura da portaria com o ato de nomeação.

Currículos dos Diretores de Centro Nomeados na Unimontes

Profª. Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires – diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Foto: Neto Macedo/Ascom

Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (1979), a professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires é mestre em m Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e doutora em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto.
Ela é vinculada ao Departamento de Odontologia da Unimontes e integrante do corpo docente do curso de graduação em Odontologia.

Prof. José Augusto dos Santos Neto – diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET)

Foto: Arquivo pessoal

O professor José Augusto dos Santos Neto é graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Santa Cruz/BA. Possui mestrado e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias da Uninmontes, atuou como coordenador do curso de Agronomia, exercendo também a função de chefe de Departamento de Ciências Agrárias.

Prof. Jânio Marques Dias – diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH)

Foto: Foto: Neto Macedo/Ascom

O professor Jânio Marques Dias graduou-se em História pela Unimontes, onde também concluiu o mestrado em História Social e o curso de especialização em Educação a Distância. Ele tem ainda especialização Lato Sensu em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vinculado ao Departamento de História da Unimontes, o professor Jânio Marques Dias já exerceu diversas outras funções na Universidade, entre as quais diretor de Documentação e Informações. Foi nomeado para o segundo mandato à frente do CCH.

Profª. Claudiana Aparecida Leal de Araújo, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Foto: Neto Macedo/Ascom

A professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo é graduada em Ciências Contábeis mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros. Vinculada ao Departamento de Ciências Contábeis, ela atua como dos cursos de Ciências Contábeis e Tecnólogo em Gestão Pública da Unimontes.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes