Montes Claros vive nesta semana o encanto das Festas de Agosto, que prosseguem até domingo (17/08), no ritmo animado e alegre dos batuques e no colorido das fitas dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) tem uma programação especial dedicada os festejos, que, nesta quinta-feira (14/08), teve como destaque o cortejo de Nossa Senhora do Rosário. Na sequência, haverá os cortejos de São Benedito (nesta sexta-feira,15/08) e do Divino Espírito Santo (sábado,16/08).

A Universidade editou um guia com todas as informações sobre as manifestações centenárias. Foi lançado a cartilha a “Festas de Agosto: Olhares Etnográficos”, iniciativa do Citadino – Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Unimontes, resultante de trabalho de pesquisa viabilizada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Distribuída gratuitamente, o guia conta todas as informações sobre as Festas de Agosto, atendendo o interesse de visitantes e estudiosos. Entre os dados disponibilizados nas cartilhas estão os itinerários dos cortejos, os pontos principais das Festas de Agosto e as informações sobre a Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos. 

O material informativo também conta com um glossário sobre os grupos folclóricos e eventos da tradição, com o significado de congada, catopês, marujadas, caboclinhos, ternos, cortejos e levantamento de mastro.

Exposição Ventos Ancestrais no Museu Regional

O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), também tem uma programação especial, relacionada com as Festas de Agosto, incluindo exposições e atividades de música, cinema e história, com entrada gratuita. O museu está localizado na Rua Coronel Celestino (Corredor Cultural), próximo à Praça da Matriz, onde acontecem as atividades culturais do evento.

Uma das atrações do Museu Regional é a exposição “Ventos Ancestrais”, que poderá ser visitada até 31 de agosto. De autoria do fotógrafo ativista Lucas Viggi e do artista e bordador Elton Souza, a mostra apresenta um diálogo entre fotografia e bordado, memória e tradição, em homenagem às Festas de Agosto e aos grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos.

Lucas Viggi e Elton Souza unem a força da imagem à delicadeza do trabalho manual. A exposição tem como destaques dois quadros de fotografias bordadas, além de três instalações imersivas que exploram diferentes formas de olhar e sentir a cultura popular:

Retratos de fé – Fotografias de dançantes nos cortejos, impressas em tecido voil e suspensas no espaço, criando a sensação de movimento e presença.

Memórias por um fio – Instalação interativa criada em parceria com Elton Souza, em que o público observa as imagens através de monóculos, despertando a nostalgia das antigas formas de apreciar fotografias.

Melodia dos ventos: Pipas e Mestres – Homenagem aos mestres já ausentes, utilizando pipas como símbolos de liberdade, infância e da continuidade das tradições.

Mais do que um registro visual, “Ventos Ancestrais” propõe uma experiência sensorial que conecta passado e presente, preservando a memória coletiva e valorizando os guardiões da cultura local.

“A Gosto da Unimontes”

O clima das Festas de Agosto também foi vivido no Campus Universitário da instituição superior neste mês, envolvendo professores, acadêmicos e visitantes.  No período de 5 a 8 de agosto, foi realizado no Circuito do Conhecimento, ao lado do prédio 1 do campus, o evento “A Gosto da Unimontes”. Na programação, constaram apresentação musical de Marcela Borges e a exposição fotográfica “Ventos Ancestrais”, do fotógrafo Lucas Viggiani, além da gravação de um podcast e uma mesa-redonda com mestres e mestras de grupos tradicionais.

Entre outras atividades, foram realizadas: Oficina “Ritmos brasileiros na bateria”, com o professor Marcos Neves; apresentações do Coral Clarice Sarmento e do Grupo Saruê, Banda PET Música e de Agnes Brito e Pablo Barata, além da roda de conversa: “O protagonismo dos Catopês e o englobamento da sociedade montes-clarense nas Festas de Agosto”, com Harilson Ferreira;

Promovido desde 2012, o “A Gosto da Unimontes” é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PrEx) e, em 2025, conta com a parceria do Circuito do Conhecimento. O objetivo é fortalecer o diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio da celebração e preservação das tradições culturais do Norte de Minas, especialmente das festas folclóricas que marcam a identidade de Montes Claros e região.

Relacionadas

Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais
VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário e Financeiro é aberto em Montes Claros com autoridades e especialistas