Montes Claros vive nesta semana o encanto das Festas de Agosto, que prosseguem até domingo (17/08), no ritmo animado e alegre dos batuques e no colorido das fitas dos grupos de catopês, marujos e caboclinhos. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) tem uma programação especial dedicada os festejos, que, nesta quinta-feira (14/08), teve como destaque o cortejo de Nossa Senhora do Rosário. Na sequência, haverá os cortejos de São Benedito (nesta sexta-feira,15/08) e do Divino Espírito Santo (sábado,16/08).
A Universidade editou um guia com todas as informações sobre as manifestações centenárias. Foi lançado a cartilha a “Festas de Agosto: Olhares Etnográficos”, iniciativa do Citadino – Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Unimontes, resultante de trabalho de pesquisa viabilizada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Distribuída gratuitamente, o guia conta todas as informações sobre as Festas de Agosto, atendendo o interesse de visitantes e estudiosos. Entre os dados disponibilizados nas cartilhas estão os itinerários dos cortejos, os pontos principais das Festas de Agosto e as informações sobre a Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos.
O material informativo também conta com um glossário sobre os grupos folclóricos e eventos da tradição, com o significado de congada, catopês, marujadas, caboclinhos, ternos, cortejos e levantamento de mastro.
Exposição Ventos Ancestrais no Museu Regional
O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), também tem uma programação especial, relacionada com as Festas de Agosto, incluindo exposições e atividades de música, cinema e história, com entrada gratuita. O museu está localizado na Rua Coronel Celestino (Corredor Cultural), próximo à Praça da Matriz, onde acontecem as atividades culturais do evento.
Uma das atrações do Museu Regional é a exposição “Ventos Ancestrais”, que poderá ser visitada até 31 de agosto. De autoria do fotógrafo ativista Lucas Viggi e do artista e bordador Elton Souza, a mostra apresenta um diálogo entre fotografia e bordado, memória e tradição, em homenagem às Festas de Agosto e aos grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos.
Lucas Viggi e Elton Souza unem a força da imagem à delicadeza do trabalho manual. A exposição tem como destaques dois quadros de fotografias bordadas, além de três instalações imersivas que exploram diferentes formas de olhar e sentir a cultura popular:
Retratos de fé – Fotografias de dançantes nos cortejos, impressas em tecido voil e suspensas no espaço, criando a sensação de movimento e presença.
Memórias por um fio – Instalação interativa criada em parceria com Elton Souza, em que o público observa as imagens através de monóculos, despertando a nostalgia das antigas formas de apreciar fotografias.
Melodia dos ventos: Pipas e Mestres – Homenagem aos mestres já ausentes, utilizando pipas como símbolos de liberdade, infância e da continuidade das tradições.
Mais do que um registro visual, “Ventos Ancestrais” propõe uma experiência sensorial que conecta passado e presente, preservando a memória coletiva e valorizando os guardiões da cultura local.
“A Gosto da Unimontes”
O clima das Festas de Agosto também foi vivido no Campus Universitário da instituição superior neste mês, envolvendo professores, acadêmicos e visitantes. No período de 5 a 8 de agosto, foi realizado no Circuito do Conhecimento, ao lado do prédio 1 do campus, o evento “A Gosto da Unimontes”. Na programação, constaram apresentação musical de Marcela Borges e a exposição fotográfica “Ventos Ancestrais”, do fotógrafo Lucas Viggiani, além da gravação de um podcast e uma mesa-redonda com mestres e mestras de grupos tradicionais.
Entre outras atividades, foram realizadas: Oficina “Ritmos brasileiros na bateria”, com o professor Marcos Neves; apresentações do Coral Clarice Sarmento e do Grupo Saruê, Banda PET Música e de Agnes Brito e Pablo Barata, além da roda de conversa: “O protagonismo dos Catopês e o englobamento da sociedade montes-clarense nas Festas de Agosto”, com Harilson Ferreira;
Promovido desde 2012, o “A Gosto da Unimontes” é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PrEx) e, em 2025, conta com a parceria do Circuito do Conhecimento. O objetivo é fortalecer o diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio da celebração e preservação das tradições culturais do Norte de Minas, especialmente das festas folclóricas que marcam a identidade de Montes Claros e região.









