A transformação de qualquer atividade educativa em jogos eletrônicos e analógicos é a chamada “gamificação” do aprendizado. E associar a diversão ao ensino foi uma das atividades que o Núcleo Educar (Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação), da Universidade Estadual de Montes Claros, ofereceu ao público visitante do 9º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, da Universidade Estadual de Montes Claros (Fepeg/Unimontes).

Ao longo do evento, o Núcleo apresentou em seu estande os projetos desenvolvidos no âmbito da Universidade, entre os quais os resultados de oficinas temáticas para a produção de games. Isto porque a participação no Fepeg marca o encerramento do 1º Educ@ar Games, evento que teve início na primeira semana de setembro.

Palestra Educar“Com o Educ@ar Games, tivemos a oportunidade de incentivar professores e alunos a se envolverem na produção de jogos educacionais, o que é uma grande tendência do mercado atual”, explica a professora Fábia Magali Santos Vieira, coordenadora do Núcleo. Num primeiro momento, os alunos participaram de uma oficina teórica sobre como elaborar jogos e, logo em seguida, em uma maratona de equipes, competiram entre si com os “games” que desenvolveram (jogos digitais voltados para qualquer tipo de disciplina e para qualquer nível da educação).

O trio formado por Albert Matheus Andrade, Alex Vinícius e Rodrigo Silva, da Escola Estadual Delfino Magalhães (equipe “Gamers”), foi o vencedor da maratona de gamificação, com o desenvolvimento de um jogo sobre matemática (operações de multiplicação). O prêmio (um notebook) foi entregue nesta sexta-feira (25/9), durante o Fepeg.

Ainda no Fórum, o Núcleo realizou a palestra sobre Letramento Digital, com mestre e doutorando Marcelo Miranda Lacerda, professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), com a participação de acadêmicos e professores.