Notícias

No Dia Mundial do Autismo, NUSI reforça importância da inclusão e do atendimento especializado aos assistidos

By Christiano Lopes Jilvan

April 02, 2020

Alunos da Unimontes com os diversos níveis do espectro autista seguem com apoio do Núcleo nas atividades, mesmo no período de quarentena

A Universidade Estadual de Montes Claros está engajada no trabalho de conscientização sobre o autismo, reforçado pelas ações do Núcleo de Sociedade Inclusiva (NUSI), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PRE), e de projetos como o Santea, de práticas extensionistas no apoio aos portadores do espectro autista e a seus familiares. Nesta quinta-feira (2/4), se comemora o Dia Mundial do Autismo e, mesmo na atual situação de isolamento social por causa dos riscos de contágio do Novo Coronavírus (Covid-19), o compromisso do NUSI continua para conscientizar e buscar respeito aos autistas. Atualmente, cerca de 70 milhões de pessoas convivem com este tipo de transtorno em todo mundo.

A comemoração da data acontece desde 2007, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar as sociedades e governantes sobre o transtorno: uma forma de derrubar preconceitos e de esclarecimento universal. Atualmente, a Unimontes possui cinco alunos regularmente matriculados que apresentam níveis de autismo.

“O Autismo não é uma doença. É um transtorno do neurodesenvolvimento com sintomas como fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento, por exemplo”, explica a coordenadora do NUSI/Unimontes, professora Silvana Diamantino França. Ela reforça que o autismo deve ser visto individualmente: “Existem níveis diferentes de autismo. Há pessoas que mesmo apresentando um quadro de transtorno não têm identificado o atraso mental”.

O NUSI oferece o Atendimento Educacional Especializado aos acadêmicos que têm o autismo e se ingressaram na Universidade pelo sistema de reserva de vagas (categoria de pessoas com deficiência). A iniciativa faz parte da política de acessibilidade da Unimontes prevista no atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O atendimento funciona no contraturno das atividades presenciais dos respectivos cursos.

SEM ISOLAMENTO

Neste período de quarentena pela Covid-19, o trabalho do NUSI continua neste sentido. “Estamos disponibilizando o atendimento via e-mail e com outras formas remotas com tecnologias assistivas como, por exemplo, a adaptação de material para estudos”, acrescenta a professora Silvana Diamantino, ao reforçar que as demandas são apresentadas, ainda, pelos alunos por redes sociais e aplicativos, como o WhatsApp, especialmente em momentos de reabilitação, mas também de dificuldade em relação ao isolamento social.

A equipe do NUSI conta com oito professores da Unimontes, entre psicopedagogos, psicólogos e especialistas em Psiquiatria. Já o projeto Santea, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, é coordenado pela professora Marise Fagundes, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS).