A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove a inclusão dos surdos, por intermédio do Núcleo e Sociedade Inclusiva (Nusi). O trabalho é desenvolvido por intérpretes junto a pessoas com surdez no âmbito da comunidade acadêmica. A importância da atuação dos profissionais na área é ressaltada nesta sexta-feira (26 de julho), em que se comemora o Dia Nacional do Tradutor/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Esta data representa o momento para homenagear todos os profissionais pelas conquistas que a comunidade surda tem alcançado nos últimos anos, como o direito aos intérpretes nas escolas públicas, privadas e em outros espaços”, afirma a professora Simone Azevedo Rocha, coordenadora do Nusi/Unimontes.
O Núcleo de Sociedade Inclusiva da Unimontes foi criado por intermédio de resolução do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepex), em 2005. A missão se baseia em promover a inclusão educacional e social de estudantes e professores nos setores da universidade em geral.
Vinculado ao departamento de Educação, o Nusi trabalha em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior no Norte de Minas (Fadenor). Há quatro anos, dentro das ações do núcleo, foi criado pela Unimontes o curso de pós-graduação Lato sensu para tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, contribuindo para o respeito, o reconhecimento e a inclusão da comunidade surda de Montes Claros e da região.
O Nusi promove a inclusão dos surdos com atuação de intérpretes de Libras junto aos acadêmicos dentro da sala de aula. Os profissionais mediam a relação professor e aluno surdo. Também mediam a relação do aluno surdo com os demais estudantes e com toda comunidade acadêmica. Os interpretes também prestam apoio pedagógico aos surdos nos processos seletivos vestibulares e também nos concursos públicos promovidos pela Unimontes.
Com o apoio do Nusi, foram graduados dois surdos no curso de Pedagogia da Unimontes, sendo que um deles também concluiu o curso de mestrado em Linguística. Atualmente, é oferecido auxílio a um aluno surdo do curso de Economia. Também é prestado atendimento a dois servidores técnico-administrativos da Universidade que são surdos.
SERVIÇO
Unidade: Núcleo de Sociedade Inclusiva – NUSI
Telefone: (38) 3229-8196
Local: Prédio 2 – 1º andar
E-mail: nusi@unimontes.br