Como identificar e a quem recorrer quando se está diante dos principais sinais e sintomas do Acidente Vascular Cerebral. Este é um dos principais roteiros estabelecidos para o evento “Reerguendo-se após o AVC” que a Neuroliga realizará no próximo dia 27. Será a 9ª edição consecutiva, sob organização da Liga Acadêmica Norte-Mineira de Neurologia e Neurocirurgia (Neuroliga), formada por alunos do curso de Medicina da Unimontes, Funorte e do UNIFIPMOC.

As atividades acontecerão no Parque Municipal Milton Prates, de 8 às 17 horas, como iniciativa em Montes Claros para a Rede AVC e coletivo “World Stroke Organization – WSO”, que promovem ações sociais simultaneamente em vários países em conscientização sobre a prevenção e a identificação do AVC isquêmico. O dia 29 de outubro é considerado como a data específica para a mobilização mundial sobre o assunto.

Cerca de 90 acadêmicos estarão envolvidos nas ações, além dos 25 integrantes da Neuroliga e seus professores coordenadores e orientadores. Atividades como estas integram o estágio extracurricular nas áreas da Neurologia e Neurocirurgia, com projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Em tendas e estandes para informar sobre as causas, sintomas, identificação, primeiros socorros e tratamentos do AVC, o atendimento será gratuito para a população em geral. Haverá, ainda, testes de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e ausculta cardíaca. Como será em um domingo, dia de maior movimento no Parque, a previsão dos organizadores é para o benefício de cerca de duas mil pessoas entre jovens, adultos e idosos.

“É importante destacar que, atualmente, existem formas rápidas de identificar uma suspeita de AVC. O diagnóstico rápido é a melhor forma de ajudar na recuperação da pessoa e, por isso, como utilidade pública é preciso que familiares e amigos estejam bem informados sobre o assunto”, destacam os acadêmicos da Unimontes João Vitor Santos Calzavara e Victória Ruas Freire Costa, presidente e vice-presidente da Neuroliga, respectivamente.

Outra abordagem na ação social será sobre a reabilitação do paciente que sofreu o AVC, esclarecendo dúvidas e incentivando o cuidado multidisciplinar com médicos especialistas, fisioterapeutas, psicólogos. A Liga é vinculada ao Departamento de Clínica Cirúrgica da Unimontes e à Pró-Reitoria de Extensão.

Relacionadas

Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024