Como identificar e a quem recorrer quando se está diante dos principais sinais e sintomas do Acidente Vascular Cerebral. Este é um dos principais roteiros estabelecidos para o evento “Reerguendo-se após o AVC” que a Neuroliga realizará no próximo dia 27. Será a 9ª edição consecutiva, sob organização da Liga Acadêmica Norte-Mineira de Neurologia e Neurocirurgia (Neuroliga), formada por alunos do curso de Medicina da Unimontes, Funorte e do UNIFIPMOC.

As atividades acontecerão no Parque Municipal Milton Prates, de 8 às 17 horas, como iniciativa em Montes Claros para a Rede AVC e coletivo “World Stroke Organization – WSO”, que promovem ações sociais simultaneamente em vários países em conscientização sobre a prevenção e a identificação do AVC isquêmico. O dia 29 de outubro é considerado como a data específica para a mobilização mundial sobre o assunto.

Cerca de 90 acadêmicos estarão envolvidos nas ações, além dos 25 integrantes da Neuroliga e seus professores coordenadores e orientadores. Atividades como estas integram o estágio extracurricular nas áreas da Neurologia e Neurocirurgia, com projetos de pesquisa, ensino e extensão.

Em tendas e estandes para informar sobre as causas, sintomas, identificação, primeiros socorros e tratamentos do AVC, o atendimento será gratuito para a população em geral. Haverá, ainda, testes de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e ausculta cardíaca. Como será em um domingo, dia de maior movimento no Parque, a previsão dos organizadores é para o benefício de cerca de duas mil pessoas entre jovens, adultos e idosos.

“É importante destacar que, atualmente, existem formas rápidas de identificar uma suspeita de AVC. O diagnóstico rápido é a melhor forma de ajudar na recuperação da pessoa e, por isso, como utilidade pública é preciso que familiares e amigos estejam bem informados sobre o assunto”, destacam os acadêmicos da Unimontes João Vitor Santos Calzavara e Victória Ruas Freire Costa, presidente e vice-presidente da Neuroliga, respectivamente.

Outra abordagem na ação social será sobre a reabilitação do paciente que sofreu o AVC, esclarecendo dúvidas e incentivando o cuidado multidisciplinar com médicos especialistas, fisioterapeutas, psicólogos. A Liga é vinculada ao Departamento de Clínica Cirúrgica da Unimontes e à Pró-Reitoria de Extensão.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”