O Departamento Científico Nestlê Health Science realizou, quarta-feira (03/09), no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o curso “Imunonutrição no paciente cirúrgico – uma conduta simples com grandes resultados”. O objetivo foi orientar sobre preparo imunológico na fase pré-operatória a médicos-cirurgiões, residentes de cirurgia, ortopedia, clínica médica, nutricionistas e enfermeiros. O evento, que ocorreu a partir das 18h, no auditório do HUCF, teve a participação de 40 pessoas.
Dusik
O curso foi conduzido pela nutricionista e MSL (Medical Science Liaison) Adriana Dusik. Ao abordar a cirurgia como um momento de grande estresse para o organismo, capaz de comprometer o sistema imunológico e aumentar o risco de complicações, ela aproveitou o contexto para frisar que a imunonutrição surge na condição de ferramenta fundamental, pois fornece nutrientes específicos, fortalece as defesas do corpo, reduz a inflamação e favorece a cicatrização.
Membro do Departamento Científico Nestlê Health Science, pós-graduada em em Nutrição Materno-Infantil, em Nutrição Pediátrica pela Universidade de Boston – Estados Unidos e em Aperfeiçoamento em Nutrição Oncológica, pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Adriana Dusik também destacou que, no pré-operatório, há preparo do paciente para enfrentar o procedimento com mais segurança, “diminuindo riscos infecciosos e complicações”. O pós-operatório acelera a recuperação, melhora a resposta metabólica e contribui para retorno mais rápido às atividades.
Mais do que uma conduta nutricional, a imunonutrição, segundo ela, é estratégia clínica que transforma o cuidado cirúrgico em resultados mais seguros, eficazes e humano
Curso
O curso ofereceu estratégias para otimizar o sistema imunológico antes da cirurgia e manejo nutricional e clínico no pós-operatório imediato e tardio, além de dicas práticas para prevenir complicações e promover recuperação eficaz.





