Valorizar os direitos da população negra no ambiente universitário, com o respeito às individualidades afro-religiosas. Este é o chamamento que a Unimontes, por intermédio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e do Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PETCRE), faz à comunidade acadêmica e ao público em geral para a I Marcha Universitária contra o Racismo e a Intolerância Religiosa.

Será nesta quinta-feira, às 16h30, com concentração no prédio 2 (Centro de Ciências Humanas), do campus-sede. A atividade será precedida pelo I Encontro da Juventude Negra da Unimontes, programado para as 14 horas, no auditório do prédio 2.

Os dois eventos integram as atividades do 13º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) e reforçam as ações institucionais pelo mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. Além disso, agregam às propostas dos alunos e professores para garantir um espaço para a luta, a conquista e a resistência do povo negro

Além disso, fomenta a criação do Movimento “Negro Estudantil na Universidade”, que pretende concentrar as discussões e buscar soluções para o acesso dos universitários negros no ensino superior, a efetiva aplicação das políticas públicas para a sua permanência e melhorar a convivência no ambiente acadêmico.

Além da Marcha e do Encontro da Juventude Negra, a Unimontes promoverá, em breve, o 1º Congresso “Acadêmicos Negros na Universidade”, ainda neste semestre. Já foi promovida, mês passado, a 1ª Assembleia da Juventude, no campus-sede.

Relacionadas

Chamada da Fapemig prevê 30 milhões para propostas de Unimontes e Uemg
CEPT Unimontes prorroga inscrições até 18 de fevereiro para cursos Pronatec
Macacos de Minas Gerais atingem estágio de evolução da pedra lascada
Unimontes divulga lista de segunda chamada do SISU
Unimontes recebe ônibus e Fiat Fiorino doados pela Receita Federal
Mulheres em Destaque na Ciência 2025 – Inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 14