o Núcleo de Estudos sobre Homocultura (Nehon) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizará entre os dias 16 e 20 de maio a Semana Nacional de Conscientização Anti-Homofobia. Estão previstas diversas atividades, com destaque para a Mostra Cultural sobre o tema “Faça do Brasil um território livre da homofobia” e uma mesa-redonda sobre “Bullying e assédio moral nas relações do trabalho”.

O coordenador do Nehon, professor Ronilson Gervásio de Brito, salientou que o objetivo  é discutir na academia as questões envolvendo a homofobia na sociedade. Participarão dos debates acadêmicos dos diversos cursos e das instituições oficiais ligadas à questão. “A nossa intenção também é formular e viabilizar propostas que sirvam para amenizar o atual quadro de homofobia no cotidiano social brasileiro”.

A programação oficial prevê a instalação de out-door no campus-sede da campanha “Faça do Brasil um território livre da homofobia”, além de fixação de cartazes nos prédios e a distribuição de adesivos entre professores e acadêmicos.

Durante o evento, o Nehon estará promovendo uma Mostra Cultural na Biblioteca Central, constando de exibição de painéis, fotografias e outros materiais informativos sobre o movimento de combate à homofobia no Brasil.

No dia 19, a partir de 8 horas, no auditório do prédio 1 do campus-sede, acontece a mesa-redonda “Bullying e assédio moral nas relações do trabalho”, com a participação dos professores Maria Ângela Figueiredo Braga, Antônio Carlos Ferreira e Zilmar Santos Cardoso, da Unimontes.

Encerrando as atividades, às 19h30, no auditório Mário Ribeiro (prédio 6), será ministrada a palestra “Pela valorização da diversidade: reflexões sobre políticas dirigidas a grupos minoritários no Brasil”, pelo professor João Bosco Hora Góis (Universidade Federal Fluminense – UFF). Atuará como mediadora a professora Adriana Medalha Peres (Unimontes).