O Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Inovação (NEECI) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, na última sexta-feira (06/09), a professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Alissandra Nazareth de Carvalho, e o professor da Universidade de São Paulo (USP), Thiago Allis. Ela atua no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio da Escola de Direito, Turismo e Museologia vinculada à UFOP, e ele, no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. O NEECI é coordenado pelo professor Pablo Peron e pelo professor Cledinaldo Dias, ambos do Departamento de Ciências da Administração.

Parcerias
Vinculados à Cátedra Unesco de Economia Criativa e Políticas Públicas, os dois estiveram em Montes Claros para compartilhar experiências sobre os estudos em Economia Criativa e Turismo que desenvolvem no Brasil e no mundo.

Os pesquisadores do NEECI aproveitaram a estadia dos docentes na cidade para discutir os projetos de Economia Criativa em curso no Norte de Minas e estreitar as relações de parceria da Unimontes com a Cátedra Unesco.

A programação incluiu visita ao Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), onde foram recepcionados e guiados pelos acadêmicos bolsistas que atuam no local. Houve também a gravação de dois podcasts, cuja expectativa é que sejam lançados no programa “Ultrapassando fronteiras: da pesquisa à prática em Economia Criativa”. Trata-se de uma iniciativa do NEECI que promove debates para levar à sociedade os resultados dos projetos realizados pelo Núcleo.

Januária
De Montes Claros, Alissandra de Carvalho e Thiago Allis seguiram para Januária. O objetivo foi conhecer o mais novo Patrimônio Mundial Natural da Unesco: o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, um dos principais sítios naturais e arqueológicos do Brasil.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, área de 56.448 hectares que abrange os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, no Norte de Minas, oferece belas paisagens cercadas por arte rupestre pré-histórica, presente em sítios arqueológicos milenares, além de cavernas colossais.

A Unidade de Conservação foi criada em 1999 e reconhecida como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco no dia 13 de julho de 2025, durante a 47ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris, França. É a primeira vez que Minas Gerais conquista este tipo de título.

Relacionadas

Unimontes sedia Fórum Técnico Minas sem Miséria
Unimontes recebe inscrições para 1º Encontro da Pecuária Leiteira do Semiárido Mineiro
PRP da Unimontes recebe representantes da Escola SESI Quita Guimarães para interação sobre projetos de pesquisa
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva oferece 25 vagas para a Unimontes; inscrições começam em 11 de setembro
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde