O Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros (NEECI/Unimontes) está com inscrições abertas para processo seletivo visando à Bolsa de Pesquisa de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação – BDCTI, Nível IV, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O prazo segue até esta quarta-feira (03/09). É oferecida uma vaga de pesquisador para bolsa mensal de R$ 1.936, a ser paga, durante 11 meses, via recursos aprovados no âmbito do projeto “Economia Criativa, Vulnerabilidade de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo: pesquisa-ação no Norte de Minas Gerais”.

Inscrição

As inscrições deverão ser feitas por formulário disponibilizado no link (https://docs.google.com/forms/d/1z_5O1uesKaZ0QDgWCuG86knnzkgQobgu8l32jWu44e0/ edit). Os interessados precisam preencher informações pessoais e acadêmicas, além de disponibilizar link de acesso ao respectivo Currículo Lattes.

A seleção será realizada em duas etapas: a) análise das razões e interesse em participar do Projeto (eliminatória); e b) arguição oral (eliminatória). O resultado final será divulgado no dia 06 de setembro. O início da vigência da bolsa está previsto para 15 de setembro. O Edital pode ser conferido no link https://unimontes.br/wp-content/uploads/2025/09/Edital_2-2025_NEECI_assinado.pdf.

Requisitos e responsabilidades

O candidato deverá possuir título de graduação, preferencialmente em Educação Física, Dança ou Música; ser domiciliado em Minas Gerais, se possível no município de Montes Claros; ter experiência em atividades de pesquisa, preferencialmente na área da economia criativa; e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa e ter disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho.

O candidato aprovado com bolsa remunerada BDCTI/Fapemig/Nível IV não poderá possuir vínculo de trabalho, entendido como qualquer vínculo jurídico estipulado, expressa ou tacitamente, com pessoa física ou jurídica, que a remunera pelos serviços prestados; além de não acumular o recebimento da bolsa com qualquer outra modalidade de auxílio ou bolsa, paga por instituição pública ou privada referente a programa de Iniciação Científica. Ele deverá ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes e o cadastro atualizado na Plataforma Everest (Fapemig).

Entre as responsabilidades do candidato aprovado estão participar, a cada seis meses de quatro encontros dos membros da equipe que formam a rede de pesquisadores; produzir e apresentar pelo menos um artigo científico em congresso científico nacional/internacional durante a vigência da Bolsa; realizar um seminário que envolve a comunidade local; além de promover uma oficina por semestre junto à comunidade local.

NEECI

O NEECI é fruto do empenho e parceria entre professores pesquisadores do Departamento do curso de Administração da Unimontes, pela criação de grupo de estudos e pesquisas em linhas específicas da Economia Criativa, Inovação e Administração. A formação desse grupo baseia-se na proposta principal de fortalecer o apoio à pesquisa técnico-científica no contexto das Ciências da Administração, por meio de programas e projetos que estimulem a consolidação de atividades de pesquisa. A atuação dos pesquisadores do NEECI está articulada aos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS), em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE), em Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS) e em Sociedade, Ambiente e Território (PPGSAT).

Relacionadas

Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais
VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário e Financeiro é aberto em Montes Claros com autoridades e especialistas