O NAP atende, em média, 500 alunos do ensino médio e fundamental da rede pública de Montes Claros (Ascom)

O Núcleo de Atividades para a Promoção da Cidadania (NAP), programa de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) de reforço escolar aos alunos da rede pública, passará a contar, em breve, com sua versão na rede mundial de computadores (internet). A proposta de construção do “NAP-On-line” foi apresentada durante encontro com 35 diretores e professores que atuam no ensino fundamental e médio de Montes Claros, no último dia 24.

Atualmente, nas atividades presenciais, o NAP atende 500 alunos das escolas públicas com o reforço escolar. As aulas são ministradas nas salas do prédio 3, com a participação de 150 acadêmicos de vários cursos do campus-sede, que atuam como monitores (estagiários). Por sua vez, são orientados e avaliados por 11 professores de vários departamentos.

A versão virtual pretende disponibilizar na internet as mesmas aulas e oficinas realizadas pelo núcleo, que poderão ser acompanhadas pelos alunos em suas casas ou em outros espaços.

O coordenador do NAP, João Barbosa, salientou que o novo projeto reafirma o compromisso do Núcleo em sanar dúvidas, reforçar a aprendizagem e a preparação dos alunos para os processos seletivos. “A própria Unimontes conta, em média, com 40 novos alunos a cada vestibular oriundos do NAP”, observou.

PORTAL PRÓPRIO

A professora Angélica Coimbra, coordenadora de Informática do NAP, foi responsável pela apresentação da proposta de implantação do Núcleo “On-line” durante o encontro com professores e diretores escolares. Inicialmente, as atividades do núcleo serão disponibilizadas através do endereço eletrônico www.ccet.unimontes.br/nap, mas a proposta é de que as aulas e oficinas sejam inseridas em um portal eletrônico próprio, em fase de elaboração.

“Além da interação com os professores, a Unimontes promoverá uma série de eventos internos que ajudarão a capacitar o pessoal para o pleno funcionamento do portal”, acrescentou a professora Angélica Coimbra. No mesmo encontro, o professor Edmilson Mendes Faria, coordenador de Extensão Comunitária, destacou o projeto do NAP/Unimontes com uma das principais ações extensionistas da instituição. “A proposta de implantação do NAP através da internet é mais uma conquista bem próxima de ser comemorada pelo referido núcleo”.

O professor João Barbosa deixou claro que as atividades práticas e presenciais desenvolvidas pelo NAP não serão extintas. As aulas oferecem reforço em português, matemática, literatura, inglês, espanhol, física, química, biologia, sociologia, filosofia, história, geografia, informática e ciências. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira no horário de 14 às 17h30, e aos sábados de 7h30 às 13h30.

Outras informações na sede do NAP (sala 8 do prédio 3 – 2º andar) ou pelos telefones (38) 3229-8175/8324.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia