Victor Bruno da Silva, graduando do curso de Medicina da Unimontes, é o primeiro de uma geração em sua família que viveu a experiência de ingressar pela primeira vez em uma Universidade pública e gratuita. A história dele é a mesma de dezenas de acadêmicos que concluem uma graduação no seio familiar. De fato, a solenidade de graduação realizada na tarde dessa segunda-feira (28/1) foi a manifestação máxima de uma trajetória que combina alívio, realização e saudade. Uma mistura de sentimentos.

Foi da segunda fileira de cadeiras do auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6) que José Osvaldo da Silva, motorista, e Érika Brunno Santos, dona de casa, pais de Victor Bruno, agora médico, acompanharam emocionados a solenidade de outorga de grau do curso de Medicina, do segundo semestre letivo de 2018. “Ele sempre quis ser médico. Foi um sonho que ele mesmo construiu”, comemorou a mãe, que também incentiva a filha mais nova a seguir o caminho do irmão. É melhor ela se apressar…

Isso porque o irmão já estuda a possibilidade de ingressar em um dos programas de mestrado da instituição. “Graças a Deus conclui esta etapa. Sempre tive esse sonho e sei que a Unimontes tem um papel crucial na minha caminhada. Sem dúvida, é a melhor Universidade que temos na região. Com certeza, não quero parar por aqui com os estudos”, disse convicto.

Mistura de euforia e alegria também contagiou a família da formanda Jéssica Alkimim. “Um dia muito especial para todos. Estudar numa Universidade como a Unimontes é um privilégio. Para quem veio de escola pública, ela soube aproveitar bem a oportunidade”, disse a mãe Edna da Silva Alkimim.

28012019-IMG 7879

SENSO DE HUMANIDADE

28012019-IMG 7945 - Cópia

Ao todo, foram 26 graduados no curso de medicina da Unimontes. Reitor da Unimontes, o professor Antonio Alvimar Souza presidiu a solenidade. Também fizeram parte da mesa de honra a pró-reitora adjunta de Ensino, professora Andrea Jakubaszko, o coordenador do curso de Medicina, professor João Felício Rodrigues Neto, o médico e professor Marcelo Eustáquio de Siqueira Rocha (homenageado com o nome da turma de 2018) e o secretário geral, André Chamone.

Em seu pronunciamento, o reitor Antonio Alvimar chamou a atenção dos graduandos para “não perdermos no caminho o senso da vida e de humanidade”.

“Vocês chegaram ao fim de mais uma etapa. É momento de vitória! O conhecimento é a mola do crescimento do País. E nessa perspectiva, vocês são convidados a desenvolver um senso de responsabilidade, sem perder o direcionamento ético”.