“Tenho orgulho de pertencer a esta Universidade, que sempre atraiu pessoas valentes, daquelas que não temem os desafios; pelo contrário: temos pessoas que enfrentam as dificuldades e conquistam cada vez mais espaço e consolidam o nome da nossa Unimontes”. O depoimento é do professor Marcelo Furtado, o homenageado na XII Semana da Economia, da Universidade Estadual de Montes Claros. O evento foi aberto oficialmente na noite dessa terça-feira (12/8), no auditório do prédio 6, no campus-sede. A programação vai até a sexta-feira (14/8), sob o tema central “O Cenário Econômico Brasileiro Atual: Reformas Tributária e Política”.

A solenidade oficial de abertura foi presidida pelo reitor, professor João dos Reis Canela, que destacou a trajetória de luta e determinação de professores, alunos e servidores que integraram e integram o Departamento de Ciências Econômicas. “O Curso de Economia é altamente importante no âmbito da Unimontes, pois o trabalho realizado ao longo dos anos é de qualidade inquestionável, com influência direta em ações desenvolvimentistas de Montes Claros e do Norte de Minas”.

GRANDE COLABORADOR

Sobre o homenageado, o reitor enfatizou o professor Marcelo Furtado como grande colaborador para o crescimento da Unimontes e da região. “Um professor que nos orgulha por sua trajetória como profissional e cidadão, responsável pela formação de tantos economistas competentes e talentosos, inclusive professores que hoje se destacam no próprio departamento de Ciências Econômicas”.

semana2

Emocionado, o professor Marcelo Furtado enalteceu a homenagem. “Agradeço aos professores e toda equipe do departamento e da gestão da Universidade por esta honraria”, disse, após receber das mãos do professor Geraldo Guedes uma placa em reconhecimento aos serviços prestados à Unimontes e à comunidade regional.

VALORES

A professora Tânia Marta Maia Fialho integra a coordenação geral da XII Semana da Economia e, na abertura, falou sobre o valor da graduação, com destaque para a nota 4 alcançada no Enade, ”o que demonstra “a qualidade do ensino, o envolvimento e a dedicação de professores e alunos”. Ela fez um agradecimento ao João Canela pelo “apoio irrestrito para realização deste evento”.

“A XII Semana da Economia é uma oportunidade valiosa que temos de reinventar e refletir não só acerca da economia brasileira e o cenário atual, mas, acima de tudo, sobre o nosso papel como profissionais da Economia”, reforçou a coordenadora.

Por questões de logísticas, o presidente da Cemig, Mauro Borges, convidado para a conferência de abertura, ficou impossibilitado de viajar entre Brasília/DF e Montes Claros nessa terça-feira. Em mensagem transmitida pelo gerente regional/Norte de Minas da empresa, Fabiano Mendonça Dias, ele justificou a ausência e se comprometeu a participar de outra promoção acadêmica da Unimontes. Ao mesmo tempo, ressaltou que as parcerias entre a Universidade e a Cemig serão fortalecidas.