O projeto da Escola de Futebol da Unimontes estreia na 2ª fase da Copa Drogaria Minas Brasil Infanto-Juvenil neste sábado, contra a equipe do Nasa, do Bairro São Judas. O jogo será a partir das 9h30, no campo do Centro Esportivo Universitário, no campus-sede.

Na campanha até aqui, a Unimontes fez três partidas, todas válidas pela primeira fase, com duas vitórias sobre o San Remo (8×1) e o Coroinha (2×1) e uma derrota para a AABB (0x1). A campanha rendeu ao time a segunda colocação da Chave “C”, com seis pontos. A AABB foi a líder, com 9 pontos. Os atacantes Vinícius e Diogo, com 4 e 3 gols, respectivamente, são os artilheiros da escolinha universitária.

Unimontes e Nasa estão na Chave G, que tem ainda o Montes Claros/Residencial Vitória e o Funorte Esporte Clube. Nesta etapa da Copa, que tem três grupos, os times jogarão entre si em três rodadas dentro das chaves. O 1º colocado de cada grupo – mais o melhor segundo lugar pelo índice técnico – vão disputar a semifinal.

COMO FUNCIONA

Com três treinos semanais, a Escola de Futebol Unimontes conta com um grupo de 25 atletas entre 15 e 16 anos nesta Copa Infanto Juvenil. A comissão técnica é formada pelo professor Alexandre Caribé (treinador e coordenador geral) e pelos acadêmicos Diego Santos (preparador de goleiros) e Patrick Mendes (preparador físico e auxiliar técnico). Outros 12 estagiários, alunos dos cursos de Educação Física da Unimontes, atuam no apoio e logística, como filmagem e estrutura de jogo (marcação de campo, materiais esportivos, hidratação, etc).

O projeto existe há um ano e meio e, segundo o coordenador, cumpre agora a segunda etapa do cronograma de trabalho. “No primeiro ano de funcionamento, concentramos os nossos esforços na implantação da Escolinha. O passo a seguir foi formar as equipes de jogos por faixa etária em consonância com as competições de base que a cidade tem”, explica Alexandre Caribé.

Além do time infanto-juvenil, a Escolinha da Unimontes conta com as equipes Sub-12 e Sub-13, que recentemente conquistaram a medalha de bronze no Torneio José Maria Melo e no Torneio Toninho Rebello, respectivamente.