Pensador que revolucionou a educação brasileira é tema do evento nacional, que prossegue até esta sexta-feira

Abertura do XII COPED/Unimontes, que neste ano faz alusão à obra de Paulo Freira (FOTOS: Reprodução)

“Paulo Freire foi um pensador que se lançou para contribuir com os diversos setores da sociedade, influenciou gerações, os movimentos sociais e eclesiásticos e, principalmente a educação não apenas para o Brasil, mas para toda América Latina, com metodologias que facilitaram o acesso de todos ao conhecimento”. O comentário fez parte do pronunciamento do reitor, professor Antonio Alvimar Souza, ao presidir a abertura virtual do XII Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (COPED), na noite dessa quarta-feira (22/9).

Organizado pelo Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o congresso tem como tema central “Paulo Freire: trabalho e práxis emancipatórias”. A escolha marca parte das comemorações pelo centenário de nascimento do intelectual brasileiro, nascido em 19 de setembro de 1921 e cultuado pelo mundo afora.

Vídeo – abertura XII COPED
Site oficial – XII COPED
Transmissões – Canal oficial YouTube

Na mensagem de boas vindas aos participantes, a professora Cláudia Aparecida Ferreira Machado, coordenadora geral do COPED, reforçou a proposta da Unimontes em fomentar o diálogo e o intercâmbio entre os pesquisadores, com reflexo na melhor formação acadêmica dos futuros profissionais. “Este momento é essencial para refletirmos melhor sobre nossas práticas”.

PATRONO

Reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar, durante abertura do XII Coped

Sobre a dimensão da representatividade de Paulo Freire para os brasileiros, considerado o patrono da educação brasileira, a coordenadora apresentou dados da família do próprio pensador. “São 361 escolas no País que possuem o seu nome, além de mais de uma centena de teatros, auditórios e centros acadêmicos. Paulo Freire recebeu em vida 19 títulos de instituições brasileiras e outros 17 títulos de cidadania em municípios brasileiros”, apresentou a professora.

“Além de fomentar o desenvolvimento intelectual das pessoas, assim como a emancipação educacional, política e social do brasileiro, Paulo Freire foi determinante na formação dos educadores ao valorizar os lugares onde estamos inseridos, criar oportunidades diante de nossas necessidades, como conhecedor do nosso mundo”, completou o reitor Antonio Alvimar.

Referência em estudos sobre a formação de professores, doutora Selma Garrido participou do 1º de atividades

Toda programação virtual é transmitida pelo canal XII COPED, no YouTube, inclusive com intérprete em Libras. Além do pronunciamento do reitor, o primeiro dia de atividades contou com a mensagem do presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, e conferência da pesquisadora Selma Garrido Pimenta, doutora em Educação e professora sênior da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Católica de Santos. É, ainda, pesquisadora sênior do CNPq e referência acadêmica em estudos sobre formação de professores, didática, pedagogia e pesquisa educacional. A mediação foi da professora Francely Aparecida dos Santos, coordenadora do PPGE/Unimontes e também coordenadora geral do XII COPED;.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025