O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), contará com um espaço dedicado à arte indígena da etnia Xakriabá. No próximo dia 6 de setembro, às 19 horas, será inaugurada no museu a sala “Arte Indígena Xakriabá”.

Na ocasião, será aberta uma exposição permanente de arte indígena. Está prevista também a exibição do documentário “Cerâmica Ancestral Xakriabá”. A montagem da sala e da mostra permanente faz parte do projeto “Cerâmica Ancestral Xakriabá: da produção no Território à exposição em Montes Claros”, aprovado por meio da Lei Paulo Gustavo (Edital 0015/2023), do Município de Montes Claros.

O projeto foi proposto pelo professor Heiberle Horácio, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) e dos cursos de graduação em Ciências da Religião e Filosofia da Unimontes. Ele coordena o Grupo de Pesquisa e Ação de Educação Popular PluriEtnoDecolonial (GDECO-ETNOPO) e integra o Grupo de Estudos Interdisciplinares com Povos Indígenas (GEIPI-ABA), da Unimontes.

Nos dias 23 e 24 de agosto, um grupo de artistas indígenas da etnia Xakriabá (município de São João das Missões, Norte de Minas) visitou o Museu Regional do Norte de Minas. O grupo foi composto pelos artistas indígenas Isabel Xakriabá, Ivanir Xakriabá, Xavier Xakriabá, Marina Xakriabá e Kauane Xakriabá. Eles realizaram pinturas e desenhos na sala dedicada à arte indígena.

Os artistas e outros representantes da comunidade indígena participarão da abertura do novo espaço no Museu Regional. Conforme o professor Heiberle Horácio, a exposição permanente na sala reunirá diversos elementos da cultura Xakriabá, como criações e artefatos em cerâmica, madeira e tecido.

Proposta de novo modelo de gestão para o Hospital Universitário Clemente de Faria é debatida em seminário
Unimontes agiliza obras das Escolas do Programa Brasil Profissionalizado
Reitor da Unimontes participa do Seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG
Unimontes sedia reunião itinerante do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais