O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), oferece, neste mês, as exposições “Pesadelos dos Outros”, “Antologia Emocional – Uma Jornada Artística” e “Futebol pela Lente da Várzea”. O objetivo é que as obras, com técnicas e estilos próprios, levem a uma verdadeira imersão no universo da arte. As mostras são abertas à visitação pública na sede do MRNM, que fica na rua Coronel Celestino, 75, centro histórico da cidade. A entrada é gratuita.
Salão 01
“Pesadelos dos Outros” – Artista Samy Sfoggia
Dia 09 de abril, quarta-feira – Abertura oficial – (08h às 18h)
Disponível para visitas até 06/05/25, de segunda à sexta, das 08h às 17h30min
“Pesadelos dos Outros” é uma exposição que tem como tema central o universo onírico. Serão apresentadas duas séries de trabalhos: a primeira, que leva o título da exposição, foi iniciada em 2023 e foca em pesadelos de terceiros que foram coletados a partir de narrativas e representados pela artista em forma de imagens; enquanto a segunda, intitulada “A cabeça de Salomé” (2019-2022), foi criada a partir de fotografias analógicas do acervo de Sfoggia.
Ambas as séries são decorrentes de uma pesquisa iniciada em 2011, que versava sobre experimentações com a fotografia de base química em preto e branco. Os trabalhos resultam de extenso processo de construção que envolve, além de imagens de acervo, apropriação, colagem e desenho, entre outros procedimentos. A pesquisa estabelece também forte diálogo com o cinema e com a literatura.

Sobre a artista
Samy Sfoggia cursa “Produção Multimídia no Senac do Rio Grande do Sul (RS), é bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2014, e pós-graduada em “Arte, Corpo e Educação” pela mesma instituição (2009). Ela também foi responsável pelo laboratório de fotografia do Instituto de Artes da UFRGS por 10 anos, participou de diversas exposições e teve seu trabalho comentado em livros e revistas online e foi vencedora do Concurso Garimpo 2014, da Revista DASartes.
No ano de 2015, a Azulejo Arte Impressa publicou seu fotolivro Drømmer om Skov. Em 2022 recebeu como prêmio uma mentoria profissional com o Ateliê Oriente pelo 3º lugar na 11ª edição do Prix Photo Aliança Francesa.
Instagram: @samy.sfoggia
Salão 02
“Antologia Emocional: Uma Jornada Artística” – Ione Crusoé
Dia 09 de abril, quarta-feira – Abertura oficial com a artista e apresentação especial da bailarina Sarah Kelly (19h às 21h30min)
Disponível para visitas até 06/05/25, de segunda à sexta, das 08h às 17h30min
A artista visual Ione Crusoé retorna ao MRNM com a exposição “Antologia Emocional – Uma Jornada Artística”. A mostra reúne obras contemporâneas que sintetizam a essência de sua trajetória nos últimos cinco anos. A iniciativa oferece ao público imersão em seu universo criativo ao explorar camadas de sentimentos e memórias que dialogam com questões emocionais e existenciais.
A produção de Ione Crusoé transita entre o abstrato e o figurativo, com técnicas do tipo acrílica, aquarela e técnicas mistas para compor uma narrativa visual expressiva e envolvente. Nesta exposição, o público poderá apreciar mais de 35 obras em variados formatos e dimensões. Cada peça reflete a constante experimentação da artista com texturas, materiais e abordagens, o que refirma sua busca por inovação e profundidade estética.

Sobre a artista
Nascida em Montes Claros, Ione Crusoé iniciou sua trajetória artística na década de 1990, de forma autodidata e a partir da exploração de diferentes técnicas e materiais. A partir de 2016, arte dela passou por profunda transformação ao adquirir mais força e visibilidade. Desde então, consolida sua arte e marca presença no cenário artístico nacional e internacional.
Influenciada por mestres do Impressionismo e por artistas como John Singer Sargent, Manabu Mabe, Beatriz Milhazes e Antonio Bessa, Ione Crusoé cria composições que remetem às necessidades da sociedade contemporânea, aborda temas como a pausa, a desaceleração, a saudade e a resiliência. Sua poética artística revela camadas de sensibilidade, por meio de cores, formas e texturas para traduzir sentimentos e memórias de maneira singular. Nos últimos anos, participou de importantes exposições individuais e coletivas, inclusive a Bienal Oswaldo Goeldi 2020, na qual foi premiada, o Salão de Arte Contemporânea de Paris no Carrousel du Louvre em 2022, o Biafarin Awards 2022 e The Queen no Canadá 2022.
Suas obras também ilustraram o livro “Pausa Para Cuidar de Mim”, da escritora Bruna Arantes. Ela foi responsável por transformar artisticamente as rampas de acesso à maternidade do Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Unimontes. Recentemente, participou de exposição em São Paulo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com curadoria do crítico de arte Oscar D’Ambrosio.
Com processo que equilibra espontaneidade e técnica, ela segue a ampliar suas investigações artísticas, explorando novos suportes e linguagens visuais. O trabalho de Crusoé estabelece diálogo entre cor, textura e emoção. Convidando o público a uma experiência estética sensível e profunda.
Instagram: @ionecrusoe
Salão 03
Exposição “Futebol pela Lente da Várzea” – Curadores Lucas Iglesias e Tiago Caldeira Almeida
Dia de abril, quinta-feira – Abertura oficial (das 14h às 18h)
Disponível para visitas até 06 de maio, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30min
A exposição “Futebol pela Lente da Várzea” traz um olhar sensível e documental sobre o futebol amador em Montes Claros. A mostra destaca sua importância cultural, social e comunitária. As fotografias expostas foram capturadas durante o campeonato Maiadão, organizado pela Associação Esportiva do Grande Santos Reis, e registram a intensidade, a paixão e a resistência que marcam o futebol de várzea. Mais do que um esporte, o futebol amador é espaço de convivência, memória e identidade, onde histórias se cruzam e comunidades se fortalecem. As imagens revelam não apenas o jogo em campo, mas também o cotidiano dos atletas, torcedores e organizadores que fazem desse universo manifestação autêntica da cultura popular.

Sobre os curadores
Lucas Iglesias Teixeira é bacharel em Direito e acadêmico do curso de Educação Física – Licenciatura/Unimontes. Possui forte interesse em pesquisa sobre Direitos Humanos e História Social do Esporte. Pesquisador desde 2017, é acadêmico vinculado ao Observatório do Futebol e do Torcer e ao Núcleo Citadino, ambos grupos de pesquisa associados a Unimontes.
Em 2023, integrou o projeto “História Social do Campeonato de Futebol Amador do Bairro Santos Reis” e, em 2024, compôs o projeto de pesquisa “Diálogos Urbanos: Etnografia e Intervenção Urbana no Bairro Santos Reis”, quando buscou investigar as dinâmicas socioculturais do futebol amador em Montes Claros. Ambos os projetos de pesquisa foram financiados por meio de emenda parlamentar.
Já Tiago Caldeira Almeida é graduado em Comunicação Social com ênfase em Cinema e Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), pós-graduado em animação e modelagem 3D e atua na área de Captação e edição de imagens. É professor de Cinema e Inglês há um ano, tem uma mente criativa e é entusiasta em Artes, Linguística e Tecnologia.
Instagram: @observatoriodofutebol