O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) iniciou, na manhã desta terça-feira (12/03), o projeto piloto “Educação Para e Pelo Museu” para conscientizar estudantes da rede pública de ensino de Montes Claros sobre a importância da existência da instituição e da história regional. Além de manter um cronograma de visitas de alunos do ensino fundamental e médio, o Museu Regional, que é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), implantou o projeto piloto com a proposta diferenciadada da busca de maior interação com os estudantes e com as escolas públicas.

A primeira visita foi de alunos do sexto ano da Escola Estadual Beato José de Anchieta, localizada no bairro Cristo Rei, em Montes Claros.

Foto: Alex Sezko

Durante o lançamento oficial, a coordenadora do projeto piloto, professora Cláudia Cristina Dias, salientou que muitos estudantes não conhecem os museus e a sua importância dentro do cenário educacional e cultural. Dentro da iniciativa apresentada, os integrantes do projeto visitam as escolas selecionadas, onde promovem palestras e mobilizam estudantes, servidores e professores. Após a mobilização , será feita a visita ao Museu Regional do Norte de Minas, com o transporte dos estudantes e professores sendo providenciado pela própria Universidade Estadual de Montes Claros.

O diretor do Museu Regional do Norte de Minas, professor Georgino Jorge de Souza Neto, explica que o projeto piloto tem como meta atender 400 estudantes nos próximos cinco meses, com atendimento concentrado em escolas públicas de Montes Claros. Parte dos custos, como estagiários e alimentação dos estudantes durante as visitas, será arcado com recursos da emenda parlamentar destinada pela vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha Souza. O diretor agradeceu, ainda, a Gestão Superior da Unimontes, a Pró-Reitoria de Extensão e aos servidores do Museu e das escolas envolvidas.

O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, presente na abertura oficial do projeto piloto, enalteceu a iniciativa do Museu Regional de extrapolar os muros da universidade e criar a interação com a sociedade, utilizando a história como forma de ampliar o nível educacional e cultural dos alunos da rede pública. Salientou que um dos papéis do Museu Regional é apresentar a história regional e mostrar a riqueza cultural da região norte-mineira, que, muitas vezes, não é conhecida pela própria população.

A solenidade de abertura do projeto piloto contou com as presenças de diversas autoridades, entre as quais: o pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Rogério Othon Teixeira Alves; o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Marcelo Brito; a assessora parlamentar Helen Santa Rosa, representando a deputada estadual Leninha; a supervisora da escola Estadual Beato José de Anchieta, professora Andréia de Oliveira, representando o diretor do educandário, Rodrigo Eudson; a coordenadora de acervo do museu, historiadora Karine Dia

s; e a coordenadora administrativa do museu, professora Mônica Camargo; além de professores, acadêmicos, servidores e alunos da escola Beato José de Anchieta.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +